Educação

Começa nesta quarta a 29ª edição da feira Ciência Jovem; veja programação

Promovido pelo Espaço Ciência, evento é gratuito e considerado uma das principais feiras científicas do Brasil

Publicado em: 22/11/2023 11:48

A ideia é revelar os talentos científicos individuais e também incentivar a educação científica, com pesquisas e projetos na escola. (Foto: Reprodução/Espaço Ciência)
A ideia é revelar os talentos científicos individuais e também incentivar a educação científica, com pesquisas e projetos na escola. (Foto: Reprodução/Espaço Ciência)
 
Começou nesta quarta-feira (22) a 29ª edição da feira Ciência Jovem.
Ela é promovida pelo Museu Interativo Espaço Ciência. 
 
O evento é gratuito e acontece até a sexta-feira (23), das 9h às 16h.
Este ano, a feira, que é uma das principais do Brasil, acontece na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), localizada na  Encruzilhada, área central do Recife.  
 
A ideia é revelar os talentos científicos individuais e também incentivar a educação científica, com pesquisas e projetos na escola.
 
Aproximadamente 260 projetos de caráter nacional e internacional, serão apresentados no evento. 
 
Os trabalhos são desenvolvidos por estudantes da Educação Infantil e também do Ensino Médio/Técnico.

A feira também terá premiações que serão entregues para seis diferentes categorias: Iniciação à Pesquisa, Divulgação Científica, Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Educação Científica e Francis Dupuis (projetos internacionais). 

Além das premiações, os projetos com as maiores pontuações recebem credenciais e podem participar de outros eventos nacionais e internacionais.

Entre os participantes, Pernambuco lidera com 194 projetos participantes, seguido de Alagoas, Bahia, Ceará e Amapá. Na categoria internacional, a feira conta com projetos da Espanha, México, Paraguai e Puerto Rico (USA).

O Ciência Jovem é promovido pelo Espaço Ciência, museu vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE).

A secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, enfatiza a importância do evento na popularização do conhecimento científico. 

''A Ciência Jovem, além de funcionar como ambiente fomentador de iniciativas científicas, tem como principal objetivo tornar a ciência mais acessível para sociedade, promovendo a democratização do saber e estimulando o interesse pela pesquisa e descobertas científicas '', finaliza.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo número: (81) 3183-5531 ou no e-mail: cienciajovem@espacociencia.pe.gov.br
 
Programação
 
Programação geral: 
O credenciamento dos projetos presenciais e organização nos estandes será realizado no dia 22, das 08h às 10h, no primeiro dia de evento. Entre 10h às 11h, tem início a abertura oficial da 29ª Ciência Jovem.
 
Neste primeiro dia, as apresentações nos estandes, bem como as mesas redondas da categoria Educação Científica, começam às 13h.   
 
Já no segundo dia, as apresentações e mesas redondas se iniciam às 09h e finalizam às 16h, com intervalo entre às 12h e 14h. No turno da manhã acontece também a apresentação remota da categoria Francis. 
 
No último dia, as apresentações e mesas redondas ocorrem apenas pela manhã, a partir das 9h. Às 14h se inicia a cerimônia de encerramento e premiação da feira. A programação da apresentação das plenárias das categorias Educação Científica será divulgada em breve.

Cultura
 
A solenidade de abertura contará com a participação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI/PE), Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE/PE) e diretoria da ETEPAM.
 
Também estão na programação o tradicional desfile das bandeiras e atrações culturais, que acontecerão entre às 12h e 14h, com apresentação do grupo de dança da ETEPAM e apresentação do musical Cazuza, formado e idealizado pela Escola Técnica Estadual Alfredo Freyre.
 
No segundo dia, é a vez do grupo musical da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, com sua orquestra de frevo e do grupo de dança Fulores do Palco, com a apresentação “Mulher Rendeira”, da Escola de Referência em Ensino de Médio Beberibe. 
No terceiro dia, a programação cultural inclui apresentação de violino, da ETE Criatividade Musical, o grupo Dançarte com o espetáculo “O Sertão dos Cangaceiros“, da Escola Técnica Estadual Ageu Magalhães e do grupo de dança da Escola de Referência em Ensino Médio Sizenando Silveira.
 
A cerimônia de encerramento terá início às 14h e segue até às 16h. O momento contará com a entrega dos prêmios para os três primeiros colocados das seis categorias, além da premiação através do voto popular e da Educação Especial. 
Passeios Culturais
 
No dia 22, a partir das 16h15, os interessados poderão seguir em uma visita ao Museu do Homem do Nordeste. No dia 23, o dia se encerra com um tour pelo Sítio Histórico de Olinda. 

 
Confira os horários
 
  • Quarta-feira – 22/11 
 
8h às 11h – Credenciamento e organização dos estandes
10h às 11h – Abertura oficial
11h às 13h – Intervalo para almoço
12h às 13h – Apresentação cultural
13h às 16h – Exposição e avaliação dos projetos
13h às 16h – Mesas redondas: categoria Educação Científica
16h – Encerramento
*16h15 – Visita Cultural: Museu do Homem do Nordeste – (MUHNE)
(para aqueles que realizam inscrição previamente no ato do credenciamento)
 
  • Quinta-feira – 23/11 
 
9h às 12h – Exposição e avaliação dos projetos
9h às 12h – Apresentação remota da categoria Francis 
9h às 12h – Mesas redondas: categoria Educação Científica
12h às 14h – Intervalo para almoço
13h às 14h –  Apresentação cultural
14h às 16h –  Exposição e avaliação dos projetos
14h às 16h –  Mesas redondas: categoria Educação Científica
16h – Encerramento
*16h15 – Visita Cultural: Tour pelo Sítio Histórico de Olinda 
(para aqueles que realizam inscrição previamente no ato do credenciamento)
 
  • Sexta-feira – 24/11 
 
9h às 12h –  Exposição e avaliação dos projetos
9h às 12h –  Mesas redondas: categoria Educação Científica
12h às 14h – Intervalo para almoço e apresentações culturais
14h às 16h – Cerimônia de encerramento e premiação 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.