GUERRA

Blinken se reúne mais uma vez com líder da Autoridade Palestina e de Israel

Esta é a segunda visita do diplomata norte-americano à Cisjordânia desde o início do conflito entre Israel e o Hamas

Publicado em: 30/11/2023 13:17

Blinken reafirmou o apoio dos Estados Unidos ao direito de Israel de se proteger da violência terrorista (Foto: MARK MAKELA / AFP)
Blinken reafirmou o apoio dos Estados Unidos ao direito de Israel de se proteger da violência terrorista (Foto: MARK MAKELA / AFP)
Nesta quinta-feira (30), o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se reuniu com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em Ramallah, na Cisjordânia. Esta é a segunda visita do diplomata norte-americano à Cisjordânia desde o início do conflito entre Israel e o Hamas e surge no contexto da escalada de violência dos colonos israelitas no território.
 
Antes, também hoje, Blinken se encontrou em Jerusalém com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e com o gabinete de guerra, poucas horas depois do prolongamento da trégua com o Hamas. 
 
Segundo um comunicado do Departamento de Estado dos EUA sobre essas reuniões, Blinken reafirmou o apoio dos Estados Unidos ao direito de Israel de se proteger da violência terrorista, em conformidade com o direito humanitário internacional, e instou Israel a tomar todas as ações possíveis para evitar danos aos civis. "O secretário Blinken reiterou que os EUA continuam empenhados em tomar medidas tangíveis para fazer avançar um Estado palestino que viva em paz, liberdade e segurança ao lado de Israel", afirmou o porta-voz Matt Miller.
 
Por outro lado, as Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas, reivindicaram a autoria do ataque realizado nesta manhã, em Jerusalém, durante o qual morreram três pessoas e os dois atacantes.

Tags: gaza | guerra | palestina | hamas | israel | eua | blinken |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.