MÚSICA

Renata Rosa mostra repertório de novo disco na live 'Chã dos Passos'

No disco, Renata canta um lugar poético, de festa e encantamento com influência da música e da poesia contemporânea e tradicional da Zona da Mata de Pernambuco e de Alagoas

Publicado em: 16/10/2023 14:14 | Atualizado em: 16/10/2023 15:22

 (Foto: Ashlley Melo)
Foto: Ashlley Melo
Nesta quarta (18), às 20h30, o canal do YouTube da cantora, compositora e multi-instrumentista Renata Rosa mostra o repertório de seu novo disco, em show virtual intitulado 'Chã dos Passos'. Ela apresenta faixas inéditas que estão no álbum de mesmo nome, quarto disco de sua carreira, com lançamento previsto para o início de 2024.

No disco, Renata canta um lugar poético, de festa e encantamento com influência da música e da poesia contemporânea e tradicional da Zona da Mata de Pernambuco e de Alagoas. O repertório da live apresenta oito canções, além de cantos à capela, revelando ampla criatividade musical e poética, em um mergulho nos temas da terra, do tempo e da busca pela poesia. 

Na língua portuguesa, Chã se refere a um terreno batido, alto e plano, onde moradias eram construídas e povos se assentavam. Na Mata Norte de Pernambuco, Chã designa locais de aldeamento, em que encontros, festas, noites de cantoria e brincadeiras acontecem. Chã também foi onde Renata Rosa teve experiências poéticas profundas, nas noites cantando ao lado de Biu Roque, seu padrinho nestas terras; tocando rabeca com seu mestre e parceiro Luiz Paixão; e improvisando ao lado do mestre Zé Duda, na Chã de Camará. “São artistas de altíssima qualidade, que vêm de um ambiente extremamente criativo e inovador, onde a música não é separada do dia-a-dia” conta a artista. 

Na gramática musical das canções, estão presentes violas, rabecas, processamentos sonoros, baixo, percussões e polifonias vocais que acompanham a voz de Renata Rosa. Entre as novas canções está “Chã dos Passos”, composição da artista que dá nome à live e ao disco; e “Amarela”, canção composta em parceria com Guryva Portela e Nilton Jr, livremente inspirada em um poema de Antônio Bispo dos Santos - Nego Bispo - do livro “A terra dá, a terra quer”, encampando os versos - “seguindo a dança dos passos, fazendo dos passos, trupé”.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.