Mobilidade

Linha 520 - TI Macaxeira / Parnamirim vai operar por integração temporal; veja as mudanças

Os passageiros que desejam utilizar a integração temporal devem possuir o cartão VEM

Publicado em: 13/10/2023 14:30

A integração temporal só pode ser utilizada com o cartão VEM (Foto: Divulgação/Paulo Maciel/Grande Recife)
A integração temporal só pode ser utilizada com o cartão VEM (Foto: Divulgação/Paulo Maciel/Grande Recife)

A linha de ônibus 520 - TI Macaxeira / Parnamirim vai operar por meio da integração temporal no Terminal Integrado Macaxeira, a partir deste sábado (14), na Região Metropolitana do Recife.

Os passageiros deverão embarcar pela porta da frente e passar o cartão VEM no validador para liberar a catraca.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). 

Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado.
 
A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. 

Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

A integração temporal só pode ser utilizada com o cartão VEM. Passagens pagas em dinheiro ou PIX não são permitidas na integração. 

O Consórcio Grande Recife não descarta a possibilidade de inserir um segundo validador para agilizar o embarque nos horários de pico

Os TIs Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15 e Pelópidas Silveira operam parcialmente com o sistema temporal.

Integração temporal

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 22 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. 

O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Barro, Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

O passageiro que deseja utilizar a integração temporal deve possuir um cartão VEM, que é distribuído gratuitamente. Basta procurar a equipe de cadastramento e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe o cartão.

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista.
 
Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. 

As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.