EDUCAÇÃO

Unicap oferece últimas vagas para mestrado em Direito Canônico

O curso, em edital complementar, é uma parceria com a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma

Publicado em: 07/09/2023 15:06

Trata-se do primeiro mestrado do gênero no Norte e Nordeste. A seleção será feita por uma comissão (Foto: Divulgação)
Trata-se do primeiro mestrado do gênero no Norte e Nordeste. A seleção será feita por uma comissão (Foto: Divulgação)
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) está com inscrições abertas para o primeiro mestrado em Direito Canônico do Norte e Nordeste até o dia 11 deste mês. Estão sendo oferecidas nove vagas em um edital complementar para o curso, resultado de uma parceria do Instituto Superior de Direito Canônico (ISDC) da Unicap com a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. As inscrições devem ser feitas pelo site do instituto portal.unicap.br/ISDC.

Segundo o diretor do ISDC e coordenador do mestrado, padre Christiano de Souza, a abertura do curso é uma resposta a um pedido expresso do Episcopado do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao reitor da Unicap, padre Pedro Rubens. "Formar um profissional, um religioso, um padre, na área de Direito Canônico, sempre foi um desafio para as dioceses do Nordeste. Formar um profissional nessa área significava mandá-lo para uma experiência do país ou para as regiões Centro e Sul, onde estão os maiores institutos do Brasil. Para tentar atender a essa demanda do Norte e Nordeste, os bispos lançaram esse desafio à Universidade Católica de Pernambuco", explica.

O Direito Canônico é um conjunto de leis responsável pelo regimento da estrutura institucional da Igreja Católica Apostólica Romana e pela regulamentação de todos os segmentos da vida eclesiástica: organização, governo, ensino, culto, disciplina e práticas processuais. Também pode ser aplicado em diversos segmentos, tais como: a rotina dos Tribunais Eclesiásticos, a vivência litúrgica e pastoral dos fiéis; orienta a disciplina dos costumes dos clérigos e religiosos, organiza o culto, regulamenta o direito dos fiéis se associarem em torno de uma espiritualidade comum e como os bispos organizam o governo de suas dioceses.

A taxa de inscrição é de R$ 200, e o pagamento poderá ser efetuado por boleto ou cartão de crédito em todos os bancos. A seleção dos candidatos será realizada e executada por uma Comissão de Seleção designada pelo diretor do ISDC. Serão avaliados durante o processo de seleção: o currículo lattes e a documentação acadêmica apresentada pelo candidato. O mestrado apresenta apenas um pré-requisito: o interessado precisa já ter formação nas graduações de Filosofia ou Teologia.

Para atender à demanda e facilitar a adesão de estudantes de outros estados, o curso tem uma duração de três anos, com um cronograma flexível: aulas acontecem uma vez ao mês durante uma semana (segunda a sexta-feira), no campus da Unicap, nos turnos da manhã e da tarde.

"Estamos com esse grande desafio, mas com alegria também de poder, como universidade, oferecer esse primeiro mestrado na área de Direito Canônico do Norte e Nordeste", finaliza Pe. Christiano de Souza.

SERVIÇO
Informações sobre o curso de mestrado, processo seletivo e do Instituto Superior de Direito Canônico (ISDC) estão disponíveis no portal do instituto: https://portal.unicap.br/ISDC.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.