DP SOCIAL
Uma legião unida pela solidariedade
Legião da Boa Vontade completou 47 anos em Pernambuco e prepara a campanha de Natal. A meta é arrecadar 40 toneladas em alimentos
Por: Juliane Marinho
Publicado em: 13/09/2023 11:12 | Atualizado em: 13/09/2023 11:45
![]() |
Iniciativa tem como objetivo a arrecadação de mais de 40 toneladas de alimentos para proporcionar um Natal sem fome às famílias carentes de Pernambuco (Foto: Divulgação) |
Com dedicação, perseverança e apoio da sociedade pernambucana, a Legião da Boa Vontade Pernambuco (LBV-PE), segue firme no propósito de manter seus projetos e campanhas humanitárias em prol de seu público atendido, contemplando crianças, adolescentes, adultos e idosos. No dia 1º de setembro a ONG iniciou sua maior mobilização solidária, a “Campanha Natal Permanente da LBV – Jesus o Pão Nosso de cada dia!”.
Em Pernambuco, a campanha natalina vai beneficiar duas mil famílias do Sertão do Moxotó, do Vale do São Francisco e da Região Metropolitana do Recife. A iniciativa tem como objetivo a arrecadação de mais de 40 toneladas de alimentos para proporcionar um Natal sem fome às famílias carentes do estado. A entidade nacional pretende assistir 50 mil famílias em mais de 250 municípios do país, este ano.
No dia 5 de agosto, a ONG completou 47 anos de atuação no estado. A LBV tem como principal desafio a manutenção dos serviços oferecidos, como o fornecimento de mais de duas mil refeições por semana (para as crianças atendidas no turno da manhã e tarde e para os idosos amparados), material pedagógico para as atividades com as 200 crianças e adolescentes atendidas pelo projeto Criança – Futuro no Presente!, além de aumentar o número de pessoas em situação de vulnerabilidade social beneficiadas pela LBV Pernambuco. “As metas são manter as atividades desenvolvidas pela entidade, que atua da criança ao idoso, em sua unidade. Além de conquistar parceiros para a cobertura da quadra poliesportiva, com o objetivo de que todos beneficiados possam usufruir ainda mais do espaço, sem as interrupções climáticas da nossa região”, afirmou Vania Besse, assessora da LBV Pernambuco.
As crianças e adolescentes atendidos pela instituição participam de atividades educativas, também tem uma alimentação saudável e balanceada focada no desenvolvimento nutricional e cognitivo. Os adultos e idosos encontram um ambiente para construção de conhecimento e integração na sociedade. O grupo de idosos atendido pela ONG é formado por 140 pessoas, do programa Vida Plena. Alguns venceram depressão após participarem das atividades, com trabalhos como artesanato, dança, música e rodas de conversas sobre os direitos e deveres do público da terceira idade. “Dezenas de pais e responsáveis comentam sobre o desenvolvimento de seus filhos, após eles participarem do serviço ‘Criança: Futuro no Presente!’, que é oferecido a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Eles declaram que seus filhos melhoram alguns pontos, como a autoestima e a consciência de seus papéis em nossa sociedade. O filho que era introspectivo ou o comportamento não correspondia como seus pais desejavam, por exemplo, na LBV, eles aprendem valores éticos e morais a luz da Educação com Espiritualidade Ecumênica”, destacou.
DOAÇÕES
A LBV conta com vários caminhos para que as pessoas interessadas possam ajudar. Um deles é o voluntariado, que fica responsável pela mobilização para arrecadação de alimentos não perecíveis e brinquedos, por exemplo. A inscrição pode ser feita no www.lbv.org/contato/seja-um-voluntario. Outra opção é através de contribuição financeira, pelo Pix, cuja chave é: pix@lbv.org.br. Para acompanhar a rotina da ONG, basta acessar o Instagram, @lbvbrasil.
Se você participa de uma Organização Não Governamental (ONG) ou conhece um projeto social e deseja que a história dessa ação seja contada no DP+Social, pode sugerir através de nosso e-mail: social@diariodepernambuco.com.br.