CLIMA
Sul da China é afetado pela mais forte chuva nos últimos 140 anos
Devido às cheias em Hong Kong, o governo suspendeu todas as atividades escolares, centos médicos públicos e demais seções administrativas
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 08/09/2023 15:13
![]() |
Chuvas chegaram a 469 milímetros, um recorde histórico para Shenzhen (Foto: Brian Matangelo/Unsplash) |
Segundo as autoridades chinesas de meteorologia, a cidade de Shenzhen, no sul da China, e a região administrativa chinesa de Hong Kong, estão sendo afetadas há horas por tempestades, sendo as mais intensas já registradas nos últimos 140 anos.
Desde quinta-feira (7), que Shenzhen, que faz fronteira com Hong Kong, tem sido atingida por chuvas torrenciais e, de acordo com a agência de notícias Xinhua, as chuvas chegaram a 469 milímetros, um recorde histórico para Shenzhen. A cidade tem uma população de 17,7 milhões de habitantes e é sede de muitas empresas tecnológicas.
Devido às cheias em Hong Kong, o governo suspendeu todas as atividades escolares, centos médicos públicos e demais seções administrativas. Mas, até o momento, não foi avaliada a extensão dos prejuízos e danos. “Estou muito preocupado com as graves inundações em várias zonas”, disse John Lee, dirigente da região, que pediu ainda a população que permaneça em locais abrigados.
Os moradores perto dos rios Shenzhen, Ng Tung e Sheung Yu também foram avisados de alerta máximo após um reservatório ter transbordado na cidade vizinha de Shenzhen.
As chuvas ocorrem logo depois aos dois tufões, Saola e Haikui, que atingiram o sul da China, Macau, Hong Kong e Taiwan, e provocou inúmeros danos e feridos.