ENCONTRO

Rússia nega ter assinado algum acordo com a Coreia do Norte

Os Estados Unidos, contudo, afirmam suspeitar que Moscou almeje comprar armas de Pyongyang para usar na guerra contra a Ucrânia

Publicado em: 15/09/2023 13:33 | Atualizado em: 15/09/2023 13:36

O presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu com Jong-un na última quarta-feira na base espacial de Vostochny, no extremo oriente (Foto: Pixabay)
O presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu com Jong-un na última quarta-feira na base espacial de Vostochny, no extremo oriente (Foto: Pixabay)
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, assegurou hoje que nenhum acordo foi assinado entre Rússia e a Coreia do Norte durante a visita do líder norte-coreano, Kim Jong-un, ao país. "Não foi assinado nenhum acordo, e isso não estava previsto", disse Peskov.

Por outro lado, os Estados Unidos afirmam suspeitar que Moscou almeje comprar armas de Pyongyang para usar na guerra contra a Ucrânia, enquanto a Coreia do Norte quer adquirir tecnologias para os programas nucleares e de mísseis.

Washington já advertiu Pyongyang de que sofrerá consequências se contribuir para o esforço de guerra da Rússia contra a Ucrânia.

O presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu com Jong-un na última quarta-feira na base espacial de Vostochny, no extremo oriente. Já, nesta sexta-feira (15), Putin recebeu o líder bielorrusso, Alexander Lukashenko, na cidade russa de Sochi, e afirmou que a Rússia e a Coreia do Norte não representa qualquer ameaça para ninguém. "Nós não criamos ameaças a ninguém. As maiores ameaças que se criam atualmente no mundo são criadas pelas elites dirigentes atuais", disse.

Putin apenas acrescentou que há certas características associadas à Península da Coreia, em referencia às sanções internacionais, que apoiou no Conselho de Segurança da ONU, decretadas contra o programa nuclear norte-coreano.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.