ACORDO
Rússia afirma que manterá compromisso do tratado sobre testes nucleares
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, manifestou, em reunião com Robert Floyd, o compromisso da Rússia com o tratado e com o fortalecimento do regime de não-proliferação nuclear
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 07/09/2023 14:45
![]() |
A Comissão Preparatória do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares foi criada nos Estados Unidos, em 1996 (Foto: Pixabay) |
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou, nesta quinta-feira (7), que irá manter o seu compromisso com o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares e com o fortalecimento do regime de não-proliferação nuclear.
De acordo com o comunicado da chancelaria, publicado pela agência russa TASS, o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, se reuniu hoje com Robert Floyd, secretário executivo da Comissão Preparatória para a Organização do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares, tendo manifestado "o compromisso da Rússia com o tratado e com o fortalecimento do regime de não-proliferação nuclear".
O ministro salientou que as partes discutiram a interação de Moscou com a Comissão Preparatória do tratado, inclusive no que diz respeito à criação na Rússia de um segmento do Sistema de Monitorização Internacional, que é "um componente-chave do mecanismo de verificação" do tratado. A Rússia é o país que possui o maior arsenal nuclear do mundo.
A Comissão Preparatória do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares foi criada nos Estados Unidos, em 1996, com o objetivo principal de facilitar a entrada em vigor do Tratado que vincula 44 Estados, incluindo a Rússia, e o estabelecimento de um mecanismo de verificação, com vista a banir explosões nucleares em todos os lugares acima ou abaixo do solo e na água, sendo uma componente essencial do quadro global de controle de armas nucleares e de desarmamento.