ESPORTES

Rússia acusa COI de subverter os ideais olímpicos

Vladimir Putin justificou que as diretivas das Federações internacionais e do próprio COI são totalmente contrárias aos ideais de Pierre de Coubertin, o fundador dos Jogos Olímpicos modernos

Publicado em: 12/09/2023 13:52

O presidente russo acrescentou que na última década o movimento olímpico subjugou-se aos interesses financeiros (Foto: AFP)
O presidente russo acrescentou que na última década o movimento olímpico subjugou-se aos interesses financeiros (Foto: AFP)
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou o Comitê Olímpico Internacional (COI) de subverter as ideias de Pierre de Coubertin, o fundador dos Jogos Olímpicos modernos, e de politizar e comercializar o desporto.

"O desporto deve estar à margem da política. Não deve afastar as pessoas, e sim uni-las", afirmou o líder russo, em referência às proibições impostas aos esportistas russos, em consequência da guerra na Ucrânia.

Putin justificou que as diretivas das Federações internacionais e do próprio COI são totalmente contrárias aos ideais de Pierre de Coubertin.

O presidente russo acrescentou que na última década o "movimento olímpico subjugou-se aos interesses financeiros", existindo uma "comercialização inadmissível".



COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.