ASSÉDIO

Rubiales é impedido de se aproximar de Jenni Hermoso

A Justiça espanhola aceitou o pedido do Ministério Público para impedir que o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) se aproxime da jogadora de futebol

Publicado em: 15/09/2023 15:24 | Atualizado em: 15/09/2023 16:04

O Tribunal Nacional de Madri determinou que Rubiales mantenha pelo menos 500 metros de distância de Hermoso (Foto: RFEF/AFP)
O Tribunal Nacional de Madri determinou que Rubiales mantenha pelo menos 500 metros de distância de Hermoso (Foto: RFEF/AFP)
A Justiça espanhola aceitou o pedido do Ministério Público para impedir que o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, se aproxime da jogadora de futebol da Espanha, Jenni Hermoso, enquanto decorrer o processo, no qual é acusado de agressão sexual e coação. 

O Tribunal Nacional de Madri determinou que Rubiales mantenha pelo menos 500 metros de distância de Hermoso e não tente se comunicar com ela de modo algum durante o processo de investigação.

Rubiales foi ouvido nesta sexta-feira no Tribunal como réu na investigação do beijo na boca não consentido que deu na jogadora da seleção espanhola na cerimônia de premiação da Copa do Mundo de Futebol Feminino, na Austrália. O ex-dirigente compareceu a audiência acompanhado de sua advogada, Olga Tubau, e não deu nenhuma declaração à imprensa.

O juiz da Audiência Nacional concordou parcialmente ao pedido do MP e entendeu que não havia necessidade do ex-presidente da RFEF comparecer perante a justiça a cada 15 dias, como pedia a acusação. 

O juiz Francisco de Jorge ordenou no início desta semana que Rubiales respondesse às suas perguntas no Tribunal Nacional de Espanha, antes de decidir se o caso deve ir a julgamento.

De acordo com a lei sobre consentimento sexual aprovada na Espanha em 2022, Rubiales pode ser condenado a uma multa ou a uma pena de prisão de um a quatro anos se for considerado culpado de agressão sexual. A nova lei eliminou a diferença entre "assédio sexual" e "agressão sexual", sancionando qualquer ato sexual não consentido.

O episódio do beijo em Hermoso levou a um boicote maciço à seleção por parte das jogadoras de futebol. Apesar da demissão de Rubiales, 39 delas, incluindo a maioria das campeãs do mundo, continua de fora por considerarem que as mudanças até o momento não foram suficientes para se sentirem seguras.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.