BARREIRAS
Recife: 900 obras do Programa Parceria neste ano
Publicado em: 10/09/2023 19:18 | Atualizado em: 10/09/2023 20:03
![]() |
Foto: Divulgação |
O prefeito do Recife, João Campos, visitou o local da intervenção, entre a Rua Alto Nossa Senhora de Fátima e a Rua Una. O Parceria, que executa intervenções de infraestrutura junto com a população, deverá chegar este ano a 1,2 mil obras entregues, 20% a mais do que no ano anterior. Premiado pela ONU, o Programa é desenvolvido pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), como parte da Ação Inverno 2023.
Com o Programa Parceria, a Defesa Civil do Recife fornece projeto, material e orientação técnica/social para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra. Os serviços realizados incluem tratamento de encosta com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes).
"Essa daqui é uma obra de R$ 38 mil, não é um grande custo para a Prefeitura, mas que protege diretamente três famílias. Essa intervenção era aguardada há muitos anos e vai ficar aqui de forma permanente", disse Campos.
Uma das beneficiadas da obra entregue neste domingo foi a família da dona de casa Vastir José Campos, 57 anos. Ela mora com o pai, três irmãos, a filha, a prima e um sobrinho-neto. "Aqui antes havia um buraco e a gente morria de medo que a casa caísse quando chovia. Hoje eu não tenho mais medo", contou.
Próximo à residência da moradora, uma outra intervenção do programa Parceria será realizada em uma área de 55 metros quadrados, beneficiando três famílias. O custo dos materiais será de aproximadamente R$ 30 mil.
O programa foi a primeira iniciativa do Nordeste, e a quinta do Brasil em mais de 30 anos de premiação, a ganhar o Pergaminho de Honra da ONU-Habitat. O prêmio reconhece contribuições na área de assentamentos humanos e habitação, destacando a situação das pessoas que vivem na pobreza ou que foram deslocados de seus territórios.