GRATUITO

Preservação do patrimônio é tema de curso em Arcoverde

Publicado em: 14/09/2023 14:18 | Atualizado em: 14/09/2023 17:24

A formação é gratuita e acontece nos meses de outubro e novembro, com aulas presenciais e online. Várias pontos históricos da cidade serão analisados. Inscrições até 20 de setembro (Foto: Hévilla de França/Divulgação)
A formação é gratuita e acontece nos meses de outubro e novembro, com aulas presenciais e online. Várias pontos históricos da cidade serão analisados. Inscrições até 20 de setembro (Foto: Hévilla de França/Divulgação)
A primeira edição do curso "Quem conhece, protege" está com inscrições abertas até o dia 20. A formação tem como objetivo difundir nas escolas a temática da preservação patrimonial, através da qualificação de professores do ensino fundamental e médio. A formação vai compartilhar conhecimentos e ferramentas didático-pedagógicas a respeito de temas como bens culturais, patrimônio e memória. O curso será realizado no modelo híbrido, com aulas presenciais e online, entre 2 de outubro e 4 de novembro. As aulas presenciais ocorrerão no Sesc de Arcoverde, no Sertão pernambucano. Informações no site dos organizadores, o www.arkhecultural.com.br.

As inscrições já estão abertas, e 20% das vagas serão oferecidas a pessoas com deficiência. Além do público prioritário formado por professores do ensino fundamental e médio, também podem se inscrever pedagogos e estudantes de Pedagogia, História e Letras, com residência em Arcoverde. A partir do curso, os participantes aprenderão a aplicar a temática da preservação do patrimônio de forma transversal, relacionando em sala de aula as práticas culturais e o exercício da cidadania.

O curso terá ainda com uma dinâmica prática chamada Arruando em Arcoverde, através da qual os conceitos serão aplicados durante um percurso pelas áreas com edifícios representativos do patrimônio histórico-cultural da cidade, bem como as representações culturais, num exercício que irá treinar o olhar e estimular sensações e sentimentos no que se refere ao patrimônio e à memória.

O professor Thiago Nunes Soares irá conduzir a turma neste percurso. Ele é mestre e doutor em História pelas universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), respectivamente, e possui formação em educação patrimonial. Durante o curso, ele fará uma abordagem associativa com os conteúdos das disciplinas já trabalhadas em sala de aula como história, literatura, geografia e português. "A educação patrimonial é um dos fios condutores para a construção de identidades individuais e coletivas. Ela possibilita que a comunidade escolar se envolva no processo de identificação, valorização e preservação dos bens culturais", disse.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.