ACORDO DE PARIS
Ex-secretário de Pernambuco coordena Fórum do Clima
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 08/09/2023 15:56 | Atualizado em: 08/09/2023 22:52
![]() |
Sérgio Xavier é o novo coordenador do Fórum de Mudanças do Clima (Arquivo pessoal) |
Órgão comandado pela Presidência da República e responsável pela criação de políticas públicas para o clima, o Fórum Brasileiro de Mudanças do Clima (FBMC) é coordenado atualmente pelo baiano Sérgio Xavier, ex-secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. A instituição atua em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e passa por reformulação interna desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"A urgência do clima e das desigualdades exige ação rápida, integrada e criativa de todos os setores da sociedade para eliminar gases-estufa, reflorestar biomas e estruturar imediatamente cadeias econômicas inclusivas e regenerativas", disse Sérgio Xavier.
Para cumprir com os compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris, que é o de redução das emissões de gases de efeito estufa, o governo vem reestruturando as políticas públicas ligadas ao clima. Segundo o coordenador executivo do FBMC, o órgão deve contribuir com soluções práticas.
"É preciso reverter processos degradadores e criar uma nova economia que reequilibre o ciclo de carbono, produza energia renovável, recupere ecossistemas, gere empregos saudáveis, envolva a diversidade cultural, aumente a resiliência das cidades, eleve o PIB verde e garanta um desenvolvimento efetivamente sustentável", argumentou Xavier.
Para que tudo isto seja possível, de acordo com o coordenador, são necessárias "políticas públicas interconectadas e construídas conjuntamente, na base da sociedade. É esse modelo colaborativo, em rede, que estamos propondo neste processo de reestruturação", explicou o gestor.
O novo modelo de funcionamento do Fórum está sendo construído de forma participativa e conta com representantes de universidades, ONGs, órgãos estaduais e especialistas de vários setores da economia: "Dessa forma, envolveremos toda a sociedade em um processo prático e contínuo de construção de soluções", concluiu.