CONGRESSO

Parceria inusitada une PSol a militares que apoiaram Bolsonaro

Cabos, sargentos e soldados se aproximam dos socialistas em busca de melhorias do sistema de proteção social das patentes mais baixas, principalmente a previdência. Reforma de Bolsonaro privilegiou generais e coronéis

Publicado em: 11/09/2023 11:47

 (Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
 
 
Em uma inusitada parceria, antigos aliados de Jair Bolsonaro se juntaram e foram buscar acolhimento num dos extremos da esquerda da política nacional, o PSol. Militares de baixa patente das três forças, como cabos, sargentos e soldados, e familiares se aproximaram de parlamentares do partido tido como o ''mais radical''do Congresso ainda no governo do ''capitão'', que se encerrou ano passado.

A proximidade e a interlocução entre esses segmentos das Forças Armadas com o PSol se fortaleceu a partir deste ano. Deputados do partido, casos de Glauber Braga (RJ) e Fernanda Melchionna (RS), têm recepcionado grupos desses ex-bolsonaristas em reuniões nos plenários da Câmara.

A pauta que os uniu diz respeito à melhorias do sistema de proteção social dos militares, principalmente a previdência. A reforma das aposentadorias do governo Bolsonaro privilegiou os militares de alta patente, como generais e coronéis.

Ao Correio Braziliense, o deputado Braga afirmou que a esquerda tem que atuar em favor dos direitos dos praças, ignorados por Bolsonaro, na lei aprovada pelo governo. ''Com essa lei, Bolsonaro só olhou para os oficiais e deixou para trás mais de 80% das Forças Armadas. A esquerda tem que lutar pela garantia de direitos de praças e com isso disputá-los também para uma orientação anti-imperialista, exatamente o contrário do que fez o governo passado'', afirmou o deputado do PSol.Muito acessada por militares da reserva, a revista Sociedade Militar chegou a publicar um texto com a informação de que ''deputado do PSol toma de Bolsonaro posição de defensor de praças do Exército, Marinha e Aeronáutica''. Essa matéria afirmava que no Rio, ''berço eleitoral''do ex-presidente, o parlamentar ''ganha confiança de militares e protagoniza busca de direitos para a categorias na base da estrutura militar''.

Muito acessada por militares da reserva, a revista Sociedade Militar chegou a publicar um texto com a informação de que ''deputado do PSol toma de Bolsonaro posição de defensor de praças do Exército, Marinha e Aeronáutica''. Essa matéria afirmava que no Rio, ''berço eleitoral''do ex-presidente, o parlamentar ''ganha confiança de militares e protagoniza busca de direitos para a categorias na base da estrutura militar''.
 
Esta reportagem é do Correio Braziliense. 



COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.