Protesto
Moradores do Ibura exigem reabertura de retorno interditado na BR-101
Manifestantes foram até a sede do governo do estado, nesta quinta (21), e cobraram obras
Publicado em: 21/09/2023 10:40 | Atualizado em: 21/09/2023 20:36
![]() |
Manifestantes se reuniram em frente ao Palácio do Campo das Princesas nesta manhã (Foto: Adelmo Lucena/DP) |
Moradores do Ibura, na Zona Sul do Recife, fizeram uma manifestação em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado, no Centro do Recife, na manhã desta quinta-feira (21). Eles reivindicaram a abertura do retorno da BR-101, na altura do Posto Padre Cícero, que foi fechado há quatro anos.
De acordo com os manifestantes, a interdição do retorno gera engarrafamentos, prejudica a locomoção de 150 mil moradores, a circulação de 23 mil linhas de ônibus e a entrada de ambulâncias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de afetar o transporte escolar dos alunos que frequentam a ETE - Advogado José David Gil Rodrigues.
“O retorno foi fechado sem aviso prévio e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes) alegou que o fechamento foi por conta do número de acidentes, mas sabemos que isso não é verdade. Agora, estamos sem o direito de ir e vir. Lutamos por isso há quatro anos”, relatou a participante da comissão, Maria Lúcia, em entrevista ao Diario de Pernambuco.
Os manifestantes pediram uma audiência com algum representante do governo do estado e afirmam que, até o momento, não conseguiram dialogar com a governadora Raquel Lyra (PSDB).
Representantes do movimento conseguiram entrar no Palácio do Campo das Princesas para debater sobre o tema com o chefe de Gabinete do Campo das Princesas, Fúlvio Wagner.
Ficou definido que haverá uma reunião entre representantes do Governo do Estado, moradores do Ibura e o Departamento de Estado de Rodagem (DER), até o dia 29 de setembro.