EMPREENDEDORISMO
Microempreendedores de Pernambuco têm R$ 450 milhões disponíveis
Atividades produtivas de pessoas podem ser beneficiadas por financiamento
Publicado em: 16/09/2023 13:34 | Atualizado em: 19/09/2023 19:00
![]() |
A administradora de empresas Leonice Tomé é uma das pernambucanas que realizou empréstimo (foto: Francisco Silva/Foto DP) |
Quem empreende sabe o que passou no começou para iniciar com um novo ganha pão. Os perrengues também podem surgir quando parece que o negócio já está começando a decolar. Aquela pedra no meio do caminho, que Carlos Drummond de Andrade escreveu em um dos seus poemas. É o que garante a administradora de empresas, com MBA em gestão empresarial, Leonice Tomé, que tem uma Doceria na comunidade do Coque, na Ilha de Joana Bezerra, região central da capital.
“O proprietário tinha pedido de volta o prédio onde eu tinha a antiga loja. E eu não tinha onde ficar, até que meu pai cedeu esse espaço, eu vendi o meu carro e a gente estava construindo o imóvel, né?”, disse Leonice, que precisou recorrer a um empréstimo no banco para dar conta de terminar a construção.
“E eu até que nem achei que poderia pegar o crédito, né?” Achou até que um agente de crédito do Banco do Nordeste passou na obra da loja dela e explicou sobre o crediamigo, um programa do banco que já existe há 25 anos. “Em pouco tempo, eu já fui chamada pelo banco, já fui lá e tudo, o dinheiro já estava na conta e me ajudou muito” , garante Leonice.
E quem pensa que ela se dedica a administrar a lanchonete, se engana. Todos os doces são feitos por ela. Pessoalmente, um a um. É uma corrida literal contra o tempo para administrar e produzir as delícias.
Atualmente existem cerca de R milhões disponibilizadas pelo programa Crediamigo para microempreendedores de Pernambuco. De acordo com o superintendente do banco aqui no estado, Pedro Freitas, é um programa que financia qualquer atividade produtiva de pessoas, inclusive, que não têm empresa construída e que está no setor informal. “Manicures, quem está comercializando na feira, quem está dentro dos mercados, quem vende o caldinho, quem faz o bolo, quem trabalha com costura, quem tem oficinas ali de bicicleta, de moto, então todo esse setor informal pode ser atendido”, exemplifica Freitas.
A reportagem do Diario de Pernambuco preparou um conteúdo extra pra você que se interessou por esse assunto. Vai poder conhecer melhor a história de Leonice e também ver mais explicações de Pedro Freitas sobre como conseguir o empréstimo que pode ser um valor pequeno podendo chegar a até 21 mil. (Para acessar basta clicar no link que está no final dessa reportagem).
"O programa Crediamigo é muito procurado porque possui juros baixos e um processo muito simples. Basta o empreendedor ser maior de idade e ter ou querer iniciar uma atividade comercial", conclui o superintendente.
Mas Leonice, uma das pernambucanas que pegou empréstimo faz um alerta importante: “É um valor alto que vem, com juros muito baixos, então foi essa vantagem que eu tive. Eles fazem parcelas bem acessíveis ao nossos bolsos, então é muito vantajoso. Agora você tem que saber trabalhar o dinheiro que você está recebendo”, alerta Leonice.