TRAGÉDIA

Marrocos promete 2.750 euros às famílias afetadas pelo terremoto

O plano de ajuda do país tem por objetivo apoiar e realocar as pessoas que residiam em aproximadamente 50 mil edifícios e casas agora danificados ou totalmente destruídos

Publicado em: 15/09/2023 14:38

Réplicas dos tremores continuam a abalar o Marrocos e até o momento já foram registradas no país mais de 25 (Foto: AFP)
Réplicas dos tremores continuam a abalar o Marrocos e até o momento já foram registradas no país mais de 25 (Foto: AFP)
O governo do Marrocos anunciou um plano de ajuda de emergência devido ao forte terremoto que atingiu o país na semana passada. O Estado irá fornecer cerca de 2.750 euros a todas as famílias afetadas.

O plano também tem por objetivo apoiar e realocar as pessoas que residiam em aproximadamente 50 mil edifícios e casas agora danificados ou totalmente destruídos. 

“O país deverá pedir ajuda da Organização das Nações Unidas entre esta sexta-feira e sábado”, disse Martin Griffiths, coordenador da ajuda humanitária de emergência da ONU.

As autoridades marroquinas foram criticadas por aceitarem uma ajuda estrangeira limitada, no entanto o governo alegou que não quer correr o risco de tornar a situação ainda mais caótica. Mas os esforços para prestar cuidados de saúde e resgate decorrem em condições muito difíceis e o acesso em alguns pontos das áreas atingidas para a retirada de sobreviventes só pode ser feito em muitos casos por helicóptero.

Além disso, as réplicas dos tremores continuam a abalar o Marrocos e até o momento já foram registradas no país mais de 25 desde o terremoto de magnitude 6,8.
Tags: terremoto | marrocos |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.