ENCONTRO

Kim Jong-un já está na Rússia

O líder norte-coreano foi recebido pelo chefe do ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Rússia, Alexander Kozlov

Publicado em: 12/09/2023 13:54

Especulações da comunidade internacional, sobretudo dos Estados Unidos, apontam que o encontro entre os dois líderes deve tratar da venda de armas para a guerra da Ucrânia (Foto: KCNA VIA KNS/AFP)
Especulações da comunidade internacional, sobretudo dos Estados Unidos, apontam que o encontro entre os dois líderes deve tratar da venda de armas para a guerra da Ucrânia (Foto: KCNA VIA KNS/AFP)
O líder norte-coreano Kim Jong-un chegou à Rússia nesta terça-feira (12), para a prevista reunião com o presidente russo, Vladimir Putin. Ele desembarcou do trem que o levou até o país na estação ferroviária da cidade de Khasan, no Extremo Oriente russo.

Jong-un foi recebido pelo chefe do ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Rússia, Alexander Kozlov. “O líder da República Popular Democrática da Coreia foi recebido na estação de Khasan, na região de Primorsky Krai, pelo presidente da comissão intergovernamental da Federação Russa e da RPDC, Ministro dos Recursos Naturais e Meio Ambiente, Alexander Kozlov”, noticiou a agencia estatal russa TASS, citando um comunicado do ministério.

Especulações da comunidade internacional, sobretudo dos Estados Unidos, apontam que o encontro entre os dois líderes deve tratar da venda de armas para a guerra da Ucrânia e também de ajuda alimentar e energética de Moscou ao país.  De acordo com especialistas, a Coreia do Norte pode ter centenas de projéteis de artilharia e foguetes baseados em projetos soviéticos que poderiam ajudar o exército russo no conflito.

Segundo agências de notícias russas, Jong-un e Putin devem se encontrar na cidade de Vladivostok, no leste do país, onde o líder da Rússia viajou ontem para participar do Fórum Econômico Oriental.

Já a ida à Rússia é a primeira viagem internacional de Kim Jong-un após a pandemia da covid-19. O líder norte-coreano foi acompanhado de uma delegação, que incluiu o ministro das Relações Exteriores, Choe Sun Hui, e de seus dois principais oficiais militares, os marechais do Exército Ri Pyong Chol e Pak Jong Chon.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.