TENSÃO
Índia decide suspender vistos para o Canadá
Decisão foi tomada após Ottawa ter responsabilizado Nova Deli pelo assassinato de um líder sikh em Vancouver
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 21/09/2023 14:34
![]() |
Comunicado pedindo especial cuidado aos cidadãos que estudam no Canadá já havia sido emitido pelo Ministério das Relações Exteriores indiano (Foto: Pixabay) |
Nesta quinta-feira (21), a Índia suspendeu o processo de vistos no Canadá, anunciou o prestador de serviços do país, após Ottawa ter responsabilizado Nova Deli pelo assassinato de um líder sikh em Vancouver. “Aviso importante da missão indiana: por razões operacionais, com efeito a partir de 21 de setembro de 2023, os serviços de vistos indianos foram suspensos até novo aviso", relata o portal da BLS International, um fornecedor indiano de serviços de outsourcing para missões governamentais e diplomáticas em todo o mundo.
A medida foi anunciada depois do Ministério das Relações Exteriores indiano já ter emitido um comunicado pedindo especial cuidado aos cidadãos que estudam no Canadá devido às crescentes posições anti-Índia e à tolerância política dada a crimes de ódio. “Os indianos também devem evitar ir a locais do Canadá onde diplomatas indianos e setores da comunidade indiana foram alvo de ameaças", alertou o ministério.
A escalada de tensões diplomáticas ente os dois países cresceu após as declarações do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, ter alegado que a Índia estava ligada ao homicídio, em junho passado, em território canadense, do líder sikh Hardeep Singh Nijjar. Quando foi assassinado, Nijjar estava tentando organizar um referendo não oficial na diáspora sikh para independência em relação à Índia.
A acusação de Trudeau foi seguida da expulsão do Canadá de um diplomata indiano e Nova Deli considerando a acusação "absurda" também expulsou um diplomata canadense. A chancelaria da Índia disse ainda que as acusações de Trudeau pretendem desviar o foco dos terroristas e extremistas do Calistão, que receberam abrigo no Canadá e continuam a ameaçar a soberania e a integridade territorial da Índia.
O Canadá ainda não forneceu qualquer prova do envolvimento da Índia no caso. Já o governo de Nova Deli afirmou que Nijjar, um cidadão canadense nascido na Índia, tinha ligações com o terrorismo, o que este sempre negou.