IMIGRAÇÃO

Ilha na Itália tem recorde com a chegada de mais de 5 mil imigrantes em 24 horas

Milhares deles ainda estão no porto, já que o centro de acolhimento de Lampedusa, com capacidade para 400 pessoas, está completamente lotado

Publicado em: 13/09/2023 15:02

De acordo com as autoridades locais, o porto enfrenta também um engarrafamento de embarcações (Foto: Michele Bitetto/Unsplash
)
De acordo com as autoridades locais, o porto enfrenta também um engarrafamento de embarcações (Foto: Michele Bitetto/Unsplash )
A ilha italiana de Lampedusa, uma das principais portas de entrada na Europa de imigrantes irregulares que atravessam o Mediterrâneo, registrou nas últimas 24 horas um total de 5.112 chegadas, um novo recorde.

Milhares deles ainda estão no porto, já que o centro de acolhimento de Lampedusa, com capacidade para 400 pessoas, está completamente lotado, com cerca de seis mil migrantes. 

De acordo com as autoridades locais, o porto enfrenta também um engarrafamento de embarcações e a equipe de salvamento e a Cruz Vermelha não consegue gerir o fluxo. O presidente da câmara de Lampedusa, Filippo Mannino, instou o governo da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, a tomar medidas de emergência, como a intervenção do exército. "Nunca vimos nada assim antes, com dezenas e dezenas de pequenas embarcações escoltadas ou ligadas a unidades de salvamento em frente ao porto, e outras que conseguem chegar diretamente. Estes são números que já não são sustentáveis nesta ilha", disse Mannino. 

Durante uma das operações realizadas nesta quarta-feira (13),  alguns dos  migrantes que se encontravam numa embarcação caíram à água e foram resgatados, mas um recém-nascido de cinco meses se afogou. 

Segundo os últimos dados oficiais publicados pelo Ministério do Interior italiano, desde o início do ano, um total de 116.028 migrantes desembarcou em Itália, mais do dobro do que no mesmo período do ano passado.
Tags: imigracao | italia |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.