CRIME

Igreja Católica da Suíça cometeu mais de mil casos de abuso sexual

De acordo com investigadores, muitos deles foram escondidos, encobertos ou minimizados durante décadas

Publicado em: 12/09/2023 13:09

Documento da investigação aponta que foram identificados 1.002 casos de abuso sexual (Foto: Freepik)
Documento da investigação aponta que foram identificados 1.002 casos de abuso sexual (Foto: Freepik)
Nesta terça-feira (12), foi divulgada uma investigação sobre abusos sexuais cometidos por padres católicos e outras pessoas na Suíça, que revelou mais de mil casos desde meados do século passado. Os investigadores descobriram que muitos deles foram escondidos, encobertos ou minimizados durante décadas.

O relatório foi pedido pela Conferência Episcopal Suíça e dirigido por duas investigadoras da Universidade de Zurique. O documento da investigação aponta que foram identificados 1.002 casos de abuso sexual, incluindo acusações contra 510 pessoas e o abuso afetou 921 pessoas.

De acordo com o estudo, 56% dos casos de abuso sexual envolveram homens ou rapazes. E aproximadamente 39% das vítimas eram mulheres ou adolescentes, enquanto os restantes 5% não puderam ser identificados por gênero. Os abusos ocorreram em todo o país e a maioria aconteceu em locais como escolas, lares e internatos. Também alguns deles ocorreram durante confissões ou consultas. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.