GUERRA
Guterres descarta 'diálogo sério sobre a paz' na Assembleia da ONU
O secretário-geral da organização prometeu, no entanto, que as Nações Unidas nunca vão abrandar os seus esforços para alcançar a paz na Ucrânia
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 18/09/2023 13:27
![]() |
Na opinião de Guterres, as partes estão longe dessa possibilidade neste momento (Foto: Angela Weiss/AFP) |
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, declarou que descarta a probabilidade de progressos sobre a guerra na Ucrânia durante a Assembleia Geral da organização, que começa nesta segunda-feira (18), em Nova Iorque. "Para ser honesto, não vejo nesta Assembleia Geral as condições para um diálogo sério sobre a paz. Acho que as partes estão longe dessa possibilidade neste momento", disse Guterres.
No entanto, prometeu que as Nações Unidas nunca vão abrandar os seus esforços para alcançar a paz na Ucrânia. “Uma paz que deve ser "justa e alinhada com o direito internacional", disse, acrescentando também que a invasão russa da Ucrânia desencadeou tensões geopolíticas", tornando difícil para os países concordarem em enfrentar desafios comuns, como a crise climática ou o avanço da inteligência artificial.
"Infelizmente, o mundo não está unido para enfrentar esses desafios. É por isso que é tão importante que a guerra na Ucrânia termine, porque é uma das razões pelas quais o mundo não está se unindo", avaliou.
Já o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, participa da Assembleia Geral da ONU, assim como o ministro das Relações Exterioes russo, Serguei Lavrov, em representação do presidente Vladimir Putin.
Um dos objetivos de Guterres para a Assembleia Geral é fechar um acordo para "resgatar" os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), após diversas agências da ONU terem alertado que a pandemia e a guerra na Ucrânia atrasaram o seu progresso em quase todo o mundo.