"CONHEÇA O BRASIL"

Deputado pernambucano Felipe Carreras é elogiado por ministros no lançamento de programa para impulsionar setor de viagens

Ministros do Turismo e de Relações Institucionais destacaram importância do parlamentar para o setor aéreo e turístico

Publicado em: 26/09/2023 16:35 | Atualizado em: 26/09/2023 16:44

O pernambucano Felipe Carreras foi elogiado por Celso Sabino e Alexandre Padilha, que destacaram sua importância para o setor aéreo e turístico (Foto: Divulgação)
O pernambucano Felipe Carreras foi elogiado por Celso Sabino e Alexandre Padilha, que destacaram sua importância para o setor aéreo e turístico (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de incentivar e facilitar as viagens de brasileiros pelo País, o Ministério do Turismo, em parceira com o Ministério de Portos e Aeroportos, Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear), e as companhias Azul, Gol, Latam e Voepass lançou, nesta terça-feira (26), o programa “Conheça o Brasil: Voando”. 

Presente no lançamento da iniciativa, o pernambucano Felipe Carreras, líder do PSB na Câmara dos Deputados, foi elogiado pelos ministro do Turismo, Celso Sabino, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que destacaram sua importância para o setor aéreo e turístico. 

“Felipe Carreras tem um papel enorme junto conosco nesse setor. Se o setor aéreo tem um embaixador na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional, é Felipe Carreras. Um defensor permanente do setor. Mais do que um defensor, é um conselheiro para todos nós que somos parlamentares e estamos nesse momento no executivo, um conselheiro para o presidente Lula, um conselheiro para todos que se envolvem com o tema”, ressaltou Alexandre Padilha. 

“Em nome do nosso amigo Felipe Carreras, que tem nos ajudado muito, agradeço a todos que fazem parte dessa construção do novo ambiente do turismo, e a toda a bancada do turismo na Câmara e no Senado”, disse Celso Sabino. 

Carreras já foi Secretário de Turismo de Pernambuco, é o atual presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, e é o autor da lei federal que criou o Programa Emergencial de Retomada dos Setores de Eventos e Turismo (PERSE) – um benefício histórico para os segmentos. 

O parlamentar destacou a atuação do governo federal e dos ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos. 

“O Governo está trabalhando de forma integrada. Eu nunca vi tanto entusiasmo para a gente deixar de olhar para trás e acreditar no ‘pra frente’, e passar dos 100 milhões de brasileiros viajando anualmente. Vamos fortalecer o mercado e fazer com que as companhias brasileiras possam viajar mais para o exterior. E mais do que levar o brasileiro para fora do Brasil, é trazer turistas para o nosso país. A indústria que mais gera emprego e renda no mundo precisa ser reconhecida e valorizada cada vez mais”, afirmou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também participou da cerimônia. 

“Conheça o Brasil: Voando”
 
A ação reunirá esforços do governo federal e da iniciativa privada para desenvolver ações voltadas ao estímulo de viagens no Brasil, à democratização do acesso, à aviação civil e à redução do custo operacional das empresas aéreas.

De acordo com o governo federal, os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos irão identificar, estimular e articular medidas, junto aos demais órgãos competentes, que possam contribuir para o crescimento do setor. Outra ação, de responsabilidade das duas pastas, será a proposição e a articulação de medidas que melhorem o ambiente de negócios do setor aéreo, trazendo mais competitividade ao mercado no País.

Entre as novidades trazidas pela parceria com a iniciativa privada está a implementação do benefício do Stopover no Brasil. A prática consiste na possibilidade de parada em um destino intermediário que seja escala ou conexão de determinados voos internacionais. Outros países já contam com o serviço ofertado por algumas empresas aéreas internacionais, como a TAP Air Portugal, a Air France e a American Airlines que disponibilizam a prática em algumas conexões.

A iniciativa também contará com a realização de uma campanha nacional de promoção de destinos turísticos no país. Pelo menos 10% da frota das companhias aéreas terá adesivos dos atrativos brasileiros e contendo mensagens para incentivar os viajantes a conhecerem o nosso país. Além disso, no interior das aeronaves será possível ouvir durante as decolagens mensagens de incentivo aos passageiros a viajarem pelo Brasil e informando sobre a importância de adquirir passagens aéreas com antecedência.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.