VISITA
Chanceler da China vai a Rússia discutir estratégias de segurança
O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, iniciou hoje uma visita a convite de Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança russo, de quatro dias ao país
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 18/09/2023 16:46
![]() |
A viagem de Wang Yi ocorre um mês após a do ministro da Defesa de Pequim, Li Shangfu, ter visitado a Rússia e a Bielorrússia para fechar acordos de cooperação militar (Foto: AFP) |
O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, iniciou hoje uma visita a convite de Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança russo, de quatro dias ao país. Yi irá se reunir com o chanceler russo, Serguei Lavrov, para conversar questões de segurança, inclusive a guerra na Ucrânia. Segundo Pequim, ida do ministro é para promover o desenvolvimento das relações bilaterais e conduzir comunicações profundas em importantes assuntos que envolvam os interesses estratégicos de segurança dos dois países.
Um porta-voz do Kremlin acrescentou que haverá uma detalhada troca de pontos de vista sobre um acordo na Ucrânia, assim como maneiras de garantir a estabilidade e segurança na região Ásia-Pacífico. "A disseminação das forças e infraestruturas da OTAN na região, o projeto AUKUS (aliança militar entre Austrália, Reino Unido e Estados Unidos) e outros mecanismos do bloco ocidental serão discutidos”, adiantou a diplomacia russa.
A agência estatal russa ainda apontou que deve ser abordada às sanções impostas pelo Ocidente, assim como o reforço da cooperação global e as posições de Moscou e Pequim nas Nações Unidas, BRICS, Organização para Cooperação de Xangai, o G20, entre outras. Ambos os países, alvo de sanções e acusações por parte do Ocidente, têm se aproximado cada vez mais, com apoio diplomático e financeiro do governo chinês ao Kremlin.
A viagem de Wang Yi ocorre um mês após a do ministro da Defesa de Pequim, Li Shangfu, ter visitado a Rússia e a Bielorrússia para fechar acordos de cooperação militar.