TORRE GÊMEAS

Cerimônia relembra as vítimas no 22º aniversário do 11 de setembro

Familiares das vítimas dos atentados ao World Trade Center se uniram às autoridades estadunidenses para relembrar a data
Por: AFP

Publicado em: 11/09/2023 22:15

Nomes das 2.753 pessoas foram lembrados em solenidade  (foto: AFP)
Nomes das 2.753 pessoas foram lembrados em solenidade (foto: AFP)

Os sinos tocaram, e os nomes das 2.977 vítimas foram relembrados, nesta segunda-feira (11/09), nas cerimônias comemorativas do 22º aniversário dos atentados cometidos pela rede terrorista Al-Qaeda em Nova York, Washington e Pensilvânia, os piores dos Estados Unidos. 

 

"Nunca esqueceremos", disse o presidente Joe Biden, que homenageou as vítimas dos atentados da base aérea de Anchorage, no Alasca, onde fez uma escala de sua viagem de volta da Índia e do Vietnã.

 

"Os terroristas roubaram a vida de 2.977 pessoas naquele dia... Mas aqueles terroristas não puderam tocar o que nenhuma força, nenhum inimigo, ninguém nunca mais pôde: e isso é a alma dos Estados Unidos", disse o presidente.

 

   

 

 

"A alma da América é a fortaleza que encontramos no medo daquele terrível dia de setembro", afirmou, apelando à "unidade nacional" diante da forte polarização política que o país vive.

 

Biden foi representado em Nova York pela vice-presidente Kamala Harris, que juntamente com o prefeito da cidade, Eric Adams, e de seus antecessores se juntaram às famílias das vítimas no Memorial do 11 de Setembro, erguido onde antes ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center. Ambas foram derrubadas por dois aviões comerciais, lançados como projéteis por um grupo de terroristas. 

 

Os nomes de cada uma das 2.753 pessoas que morreram em Nova York foram lembrados pelos familiares, que, em muitos casos, não eram nascidos na época dos atentados. 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.