GUERRA
Ataque com mísseis na Crimeia deixa 24 feridos
O ataque causou um incêndio no estaleiro naval de Svemorzavod e provocou danos em dois navios
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 13/09/2023 14:35
![]() |
O porto de Sebastopol é a principal base da frota russa do Mar Negro, onde o estaleiro naval estratégico de Svemorzavod produz e repara os seus navios (Foto: OLEKSANDR GIMANOV / AFP) |
A Rússia acusou a Ucrânia de ter atacado com mísseis a cidade portuária de Sebastopol, na Crimeia, península ucraniana anexada por Moscou, ferindo pelo menos 24 pessoas. O ataque causou um incêndio no estaleiro naval de Svemorzavod, de acordo com o governador local da Rússia, Mijaíl Razvozhaev, e provocou danos em dois navios.
O Ministério da Defesa da Ucrânia reivindicou o ataque. "Sim, confirmamos a destruição de um grande navio anfíbio e de um submarino", afirmou à agência Interfax o porta-voz Andriy Yusov.
O porto de Sebastopol é a principal base da frota russa do Mar Negro, onde o estaleiro naval estratégico de Svemorzavod produz e repara os seus navios. Razvozhaev também pediu a população da cidade que não divulgassem vídeos do incidente para não ‘ajudar’ o inimigo. Mas, as autoridades russas garantiam não haver perigo nas infraestruturas civis e que a circulação marítima decorre dentro do previsto.
Nos últimos meses, a península da Crimeia e o porto de Sebastopol têm sido alvos frequentes de ataques ucranianos, de acordo com as autoridades locais e do Ministério da Defesa da Rússia.
Já as forças russas realizaram um ataque aos portos ucranianos de Reni e Izmail, próximo ao rio Danúbio.