GUERRA
Após ofensiva russa a várias cidades ucranianas, Kiev ataca base aérea na Crimeia
De acordo com o Kremlin, ataque de drones ucranianos contra a região ocupada da Crimeia provocou graves danos nos equipamentos das forças ocupantes
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 21/09/2023 15:51
![]() |
Na Ucrânia, três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após ofensiva russa (Foto: Sergei SUPINSKY/AFP) |
Após a intensa onda de bombardeios da Rússia contra várias cidades no território ucraniano na madrugada de quinta-feira, a Ucrânia fez uma contraofensiva e reivindicou um ataque contra a base aérea russa na Crimeia, perto da cidade de Saky.
O Kremlin declarou que o ataque dos drones ucranianos contra a região ocupada da Crimeia provocou graves danos nos equipamentos das forças ocupantes.
Já a ofensiva russa matou três pessoas em Kherson e dezenas ficaram feridas depois dos ataques em diversas localidades da Ucrânia, incluindo a capital Kiev, onde o fornecimento de água e gás chegou a ser cortado. Ao sul da capital ucraniana, um hotel de Chekasy foi atingido. Há pelo menos 10 feridos, dois em estado grave.
Mas, a Ucrânia assegurou ter interceptado 36 de um total de mais de 40 mísseis disparados forças russas.
Em Nova Iorque, no Conselho de Segurança da ONU, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, fez duras acusações a Moscou. "A Ucrânia é um local de crime e o criminoso está sentado nesta mesma sala. Vocês sabem quem são. O Kremlin sonha em restaurar o antigo império russo. Depois da Ucrânia, quem será o próximo? Quem será o próximo a satisfazer a fantasia do passado de Putin?"