IGREJA CATÓLICA

Conheça o novo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson

Publicado em: 14/06/2023 17:16 | Atualizado em: 14/06/2023 23:43

 (Foto: Divulgação/Canção Nova )
Foto: Divulgação/Canção Nova
Em entrevista ao Diario de Pernambuco, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, 54, nomeado nesta quarta-feira (14), como mais novo arcebispo de Olinda e Recife, por meio do boletim do Vaticano, no lugar de dom Fernando Saburido que completou 75 anos em junho do ano passado, e apresentou seu pedido de renúncia, conforme é direcionado pelo Código de Direito Canônico, contou sobre seus próximos passos e importância de assumir o arcebispado. 

“Tem um grau de felicidade e ao mesmo tempo uma responsabilidade muito grande. Porque além do legado de dom Helder, tem também o de dom Vital, e para além dos legados, é uma arquidiocese histórica, que é basicamente a terceira diocese do país, depois de Salvador e do Rio de Janeiro. Aqui existe uma imensidão de gente com as problemáticas típicas de uma grande zona metropolitana de um grande conglomerado urbano, com muitos desafios mas também com muita beleza”, pontuou o novo arcebispo. 

Dom Paulo é natural de São José de Espinharas, localizado na Região Metropolitana de Patos, na Paraíba. Ele estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife, entre 1987 a 1989, e Teologia no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa, entre 1990 a 1992. 

O arcebispo disse que primeiro quer escutar, conhecer, e só então começar a traçar as balizas do trabalho missionário e pastoral. “A primeira grande meta é escutar, conhecer, ver, aproximar-me para tomar pé nas situações. Esse é o primeiro grande desafio. Outra meta importante será o contato pessoal com cada padre, cada presbítero da diocese. Sobretudo nesta linha de reconciliação, de unidade. É muito importante também a reestruturação da formação presbiteral”, informou. 

Dom Paulo Jackson foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 1993. O arcebispo também é mestre em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma (1997-2000) e doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2007-2010). Dom Paulo Jackson já lecionou na PUC de Minas Gerais, Belo Horizonte e na Faculdade Jesuíta, também em Belo Horizonte. Em 2015, o papa Francisco o nomeou como bispo da diocese de Garanhuns, em Pernambuco. Em 2019, foi eleito presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, que compreende os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, para o quadriênio de 2019 a 2023. Neste ano, ele foi eleito segundo vice-presidente da CNBB para o quadriênio que vai de 2023 a 2027.
 
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa é o novo arcebispo de Olinda e Recife  (Foto: Divulgação )
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa é o novo arcebispo de Olinda e Recife (Foto: Divulgação )
 
Dom Jackson revelou que recebeu o comunicado oficial no dia 22 de maio, mas o anúncio só aconteceu nesta quarta-feira (14) e a posse será realizada no dia 13 de agosto. “Ele (o Papa) comunica a escolha por meio da nunciatura apostólica. Então no dia 22 de maio eu fui chamado pelo núncio apostólico, ele me falou que o Papa havia me escolhido. É uma responsabilidade grandiosidade da missão que o Espírito Santo me confia, e quando a igreja nos confia uma missão a gente acolhe com alegria sabendo que o Espírito Santo não nos abandona”, expressou. “O meu ministério quer ser vivido ‘In verbo tu’ na tua palavra, na força, na autoridade da palavra de Deus”, concluiu. 

BISPO EMÉRITO 
 
Pela manhã, Dom Fernando deu uma entrevista coletiva para se despedir do cargo e afirmou que vai morar no Mosteiro de São Bento, em Olinda. Saburido não escondeu o contentamento com o novo arcebispo.  Dom Paulo também destacou o sentimento de gratidão por dom Fernando. “Dom Fernando Saburido fez um grande trabalho de reconciliação depois de um caminho bonito, ao longo destes últimos anos. Ele sai da arquidiocese deixando um legado tão belo e eu destaco sobretudo o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que ele conduziu com muita maestria. Dom Fernando também preparou a diocese por meio dos vicariatos da divisão em regiões episcopais em vicariatos, e isso deu muita agilidade ao processo evangelizador. Ele também enfrentou com muita força, com muita altivez, a perda de fiéis, os desafios da complexidade, das desigualdades sociais, dando respostas concretas”, afirmou.
 
Dom Fernando continua como administrador apostólico até o dia 13 de agosto, data que acontece a posse de Dom Paulo. Fernando Saburido estava no cargo desde 1º de julho de 2009, agora com a renúncia se torna arcebispo emérito. Ele renunciou ao cargo em 10 de junho de 2022, dia em que completou 75 anos. O Código de Direito Canônico prevê que os bispos que chegam a essa idade apresentem uma renúncia ao papa.  

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.