TRAGÉDIA

União Europeia destina milhões de euros para Turquia e a Síria

Publicado em: 08/02/2023 13:39

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
Nesta quarta-feira (8), a União Europeia anunciou que irá enviar uma verba de 6,5 milhões de euros para ajudar a Turquia e a Síria e que será distribuída através do Mecanismo de Proteção Civil, em uma das maiores operações de socorro de todos os tempos.

 
Também de acordo com um comunicado da UE, na sequência do pedido de ajuda realizado hoje por Damasco, a Comissão Europeia decidiu enviar uma verba de 3,5 milhões de euros para a Síria, direcionado para o financiamento do acesso de desalojados a abrigo, água e saneamento, assim como apoiar as operações de busca e salvamento.

 
Na região da Síria afetada pelo forte terremoto, que foi seguido de várias réplicas, estão ainda sendo reorganizados programas já existentes de ajuda humanitária para enfrentar a crise em relação às instalações médicas, com fornecimento de material, além de comida, água e a reparação de infraestruturas danificadas.

 
Já a Turquia recebeu uma verba inicial de três milhões de euros e o destacamento de 31 equipes de busca e salvamento e cinco equipes médicas, de vinte Estados-membros, incluindo Portugal, Albânia, Montenegro e Sérvia. No total, o grupo de socorristas inclui mais de 1.500 elementos e cem cães treinados em busca e salvamento.
Tags: síria | turquia | mundo | europeia | união |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.