TRAGÉDIA

Terremotos na Síria e Turquia: Número de vítimas passa de 11.700

Publicado em: 08/02/2023 16:13

Novo balanço dos governos indica também que mais de 55 mil pessoas estão feridas nos dois países; a OMS estima que o número de mortos pode ser ainda maior
 (Foto: Omar HAJ KADOUR / AFP)
Novo balanço dos governos indica também que mais de 55 mil pessoas estão feridas nos dois países; a OMS estima que o número de mortos pode ser ainda maior (Foto: Omar HAJ KADOUR / AFP)

O número de pessoas que morreram após a tragédia na Síria e na Turquia já passa de 11.700, segundo novo balanço das autoridades oficiais e médicos, divulgado nesta quarta-feira (8/2). Os países sofrem com a devastação causada por três terremotos: o primeiro, de magnitude 7,8, o segundo de força de 7,5 e o terceiro com magnitude de 5,5.

 

O maior número de vítimas foi na Turquia em que 9.057 pessoas perderam a vida e cerca de 50 mil ficaram feridas. Na Síria, 2.662 morreram e outros 5 mil ficaram feridos. Entretanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número de óbitos pode ser ainda maior.

 

Os países vem sofrendo com fortes terremotos desde a manhã de segunda-feira (6). Já foram ao todo três terremotos sentidos, o mais forte deles com magnitude 7,8 — tremor mais poderoso registrado no país desde 1999.

 

O epicentro dos tremores foi nas cidades turcas de Gaziantep e Kahramanmaras, as duas localizadas na chamada falha de Anatólia — região onde há o encontro de três placas tectônicas: Anatólia, Africana e Arábica.

 

Reação lenta contra o terremoto

Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, falou nesta quarta-feira (8) sobre as "deficiências" de reação no terremoto.

 

A menos de quatro meses da eleição presidencial no país, as ações do presidente em meio a tragédia foram muito criticadas. Erdogan está no no poder desde 2003. “Claro, há deficiências, é impossível estar preparado para uma catástrofe dessas”, afirmou o chefe de Estado. 

 

Ajuda internacional

A assistência à Síria é uma questão delicada para vários países ocidentais e também por ser alvo de sanções da União Europeia (UE). Janez Lenarcic, comissário de Gestão de Emergências da UE informou que o governo sírio fez um pedido formal ao bloco.

 

De acordo com Lenarcic, o pedido é que os países membros respondam de maneira afirmativa aos pedidos de Damasco, mas com a garantia de que ajuda "não será desviada" pelo regime.

 

Até o momento, a Síria conta principalmente com a ajuda da Rússia, que é sua aliada. Em Aleppo, soldados russos salvaram um homem dos escombros na madrugada de quarta-feira, informou o ministério da Defesa de Moscou. No total, 42 pessoas foram resgatadas pelos mais de 300 soldados russos na região.

 

Outros países pelo mundo como China, Estados Unidos, Ucrânia e Emirados Árabes Unidos, prometeram ajuda à Turquia, que começou a receber equipes de emergência e material na terça-feira (7).

 

*Com informações da Agence France Presse 

Tags: turquia | síria | terremoto |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.