CONGRESSO

Soraya Thronicke insiste em abertura de CPI para investigar 8 de janeiro

Publicado em: 08/02/2023 17:25

Senadora participou de ato em defesa da democracia que marcou os 30 dias do ataque às sedes dos Três Poderes e disse que já conta com 37 assinaturas para abertura de comissão
 (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Senadora participou de ato em defesa da democracia que marcou os 30 dias do ataque às sedes dos Três Poderes e disse que já conta com 37 assinaturas para abertura de comissão (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Durante evento nesta quarta-feira (8/2) realizado no Salão Negro do Congresso Nacional para marcar os 30 dias do ataque às sedes dos Três Poderes, a senadora Soraya Thronicke (União-MS) defendeu a necessidade de o poder Legislativo estar envolvido na apuração do 8 de janeiro.

 

Para Thronicke, é necessária a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). “Eu fiz o requerimento para abertura da CPI para investigação dos atos antidemocráticos. Hoje nós temos 37 assinaturas, 10 a mais que o necessário. São três poderes que podem investigar, temos atos do poder Judiciário, temos atos do poder Executivo, e o poder Legislativo não pode ficar de fora”, afirmou.

 

“Nós teremos que levar essa CPI com imparcialidade, com responsabilidade, mas nós não podemos nos furtar desse compromisso e deste dever”, emendou a senadora, dizendo esperar o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tanto para a instauração quanto para os trabalhos da comissão.

 

A senadora, atuante na CPI da Covid como representante da bancada feminina do Senado, defendeu o instrumento investigativo do parlamento. “Quando uma CPI acaba em pizza é porque os outros poderes não fizeram a parte deles. A CPI da Pandemia não terminou em pizza, aqui dentro nós fizemos o nosso dever, foi feito um relatório de excelência e foi entregue aos demais poderes”, apontou a senadora, que ressaltou a importância de uma comissão para tornar público os resultados das investigações em relação aos atos golpistas. 

Tags: golpistas | atos | janeiro | de | 8 | cpi | thronicke | soraya |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.