CULTURA

Setor cultural: STF confirma decisão que suspendia adiamento de repasses

Publicado em: 02/02/2023 20:31

 (Foto: crédito: Divulgação)
Foto: crédito: Divulgação
O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou, nesta quinta-feira (2/2), a decisão da ministra Cármen Lúcia sobre suspender a Medida Provisória 1.135/2022 — que adiou os repasses para o setor cultural e de eventos, determinados pelas leis Paulo Gustavo (complementar 195/2022), Aldir Blanc 2 (14.399/2022) e Perse (14.148/2021). A matéria foi analisada em plenário virtual e teve uma divergência do ministro André Mendonça, acompanhada pelo ministro Nunes Marques — ambos indicados para a Corte pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O acórdão deve ser publicado nos próximos dias. Segundo a magistrada, a edição da medida, que ocorreu durante o governo de Jair Bolsonaro, é inconstitucional e impede “prática das ações emergenciais para o apoio ao setor cultural”, agravando os impactos que o setor enfrenta por conta da pandemia de covid-19.

Em agosto do ano passado, o governo Bolsonaro publicou a medida que permitia ao governo federal adiar os repasses aos setores da cultura e de eventos previstos em três leis criadas por conta do novo coronavírus. O caso foi parar no STF e Cármen Lúcia entendeu ainda que não há comprovação de relevância ou urgência para edição da MP tendo “havido tratamento inconstitucional de matéria de finanças públicas, objeto obrigatório de Lei Complementar”. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.