INOVAÇÃO

Senai-PE lança Cluster de Inovação Industrial para o Agronegócio, em Petrolina

Publicado em: 01/02/2023 18:40 | Atualizado em: 02/02/2023 00:21

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
Para acelerar a transformação digital do setor agroindustrial pernambucano, o SENAI-PE lançou, nesta quarta-feira (1º), o Cluster de Inovação Industrial para o Agronegócio. Localizado em Petrolina, coração do Vale do São Francisco, o novo equipamento irá permitir a aproximação de empresários de todos os portes às evoluções tecnológicas, além de promover a integração com outros estados e fortalecer a imagem do País no cenário internacional. O lançamento da iniciativa ocorreu durante a programação do workshop “Uso de Tecnologias Avançadas para a Agricultura Familiar", promovido pelo SENAI-PE em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas), através da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad).

Participaram da abertura da solenidade o primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Rafael Coelho, e a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto. Durante o lançamento, o economista e representante da ONU no evento, Clóvis Freire, destacou a iniciativa, evidenciando a importância da participação internacional e do intercâmbio entre países do sul global para o fortalecimento do agronegócio em comunhão com a indústria.

Capitaneado pelo Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), o novo equipamento contará com a contribuição de parceiros da indústria, governo, academia, empreendedores e investidores. “A construção de uma indústria forte, sustentável e competitiva passa pelo alinhamento do setor produtivo às novas tecnologias, que podem ajudar o setor de inúmeras formas. Podemos falar em ser mais assertivos na tomada de decisão, reduzir custos, conservação do solo. São inúmeras possibilidades”, ressaltou Camila Barreto.

O Cluster de Inovação Industrial para o Agronegócio, localizado em Petrolina, fará parte de um Cluster Nacional, também apresentado na manhã de hoje, que nasce a partir da comunhão de interesses dos departamentos regionais do SENAI de Pernambuco, Mato Grosso, Alagoas e Goiás. O equipamento já vem sendo chamado de 'supercluster' por representantes dos mais de 10 países que estão participando do workshop desde a última segunda-feira (30). A partir dessa troca, inclusive, já surgiram propostas para a abertura do equipamento a parceiros internacionais em um futuro breve.

"A partir da colaboração sinérgica, esse sistema massivo de inovação vai conectar a indústria com a agricultura, promovendo o avanço da agricultura de precisão, além da preparação de líderes e especialistas na avaliação tecnológica e no uso de tecnologias avançadas para a agricultura, especialmente para a agricultura familiar", ressaltou o diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.