CONGRESSO

Senado define cargos da Mesa Diretora; saiba nomes

Publicado em: 02/02/2023 12:19

 (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Após Rodrigo Pacheco ter sido reconduzido à presidência do Senado, o Plenário do Senado Federal definiu nesta quinta-feira (2/2) a composição da mesa diretora da Casa. A maioria dos cargos foi definida com chapa única, após acordo entre as bancadas do bloco que apoiou Pacheco.

Já foram definidas as seis vagas disponíveis na mesa. Somente a segunda vice-presidência foi alvo de disputa, entre Rodrigo Cunha (União-AL) e Wilder Morais (PL-GO). Cunha ficou com o cargo após Wilder retirar a candidatura por não ter apoio suficiente.

Veja quem ficou em cada cargo:
 
Primeiro vice: Veneziano Vital do Rêgo
Segundo vice: Rodrigo Cunha (União -AL) 
1º secretário: Rogério Carvalho (PT-SE)
2º secretário: Weverton (PDT-MA)
3º secretário: Chico Rodrigues (PSB-RR)
4º secretário: Styvenson Valentim (Podemos-RN)
 
Comissões
 
A definição por vagas nas comissões devem ser definidas apenas na semana que vem, mas nos bastidores já correm negociações sobre as principais comissões da Casa.

Há uma acordo para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com o União Brasil e a cadeira deve permanecer com Davi Alcolumbre. A Comissão de Assuntos Econômicos permanece com o PSD, mas vai passar de Otto Alencar (BA) para Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Já a Comissão de Relações Exteriores, que era presidida por Nelsinho Trad (MS), sai das mãos do PSD e vai para o MDB, após um acordo entre o bloco entre o bloco PT, União, PSD e MDB.

A situação, que gerou desconforto dentro do partido de Gilberto Kassab, foi determinante para Trad e outros dois senadores pessedistas anunciarem apoio à candidatura de Rogério Marinho (PL-RN), derrotado ontem por Pacheco.
Tags: senado | diretora | mesa | congresso |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.