HOMENAGEM

Sala da Assessoria de Comunicação Social do TJPE recebe nome do jornalista Joezil Barros

Publicado em: 07/02/2023 16:17 | Atualizado em: 07/02/2023 20:29

Estão nela: o corregedor-geral de Justiça, Ricardo Paes Barreto (esq), a viúva de Joezil, Neide Barros, e o presidente do TJPE, Luiz Carlos Figueiredo (Romulo Chico/DP)
Estão nela: o corregedor-geral de Justiça, Ricardo Paes Barreto (esq), a viúva de Joezil, Neide Barros, e o presidente do TJPE, Luiz Carlos Figueiredo (Romulo Chico/DP)
A Sala da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ascom-TJPE) recebeu, nesta terça-feira (7), oficialmente, o nome do jornalista Joezil Barros, ex-presidente do Diario de Pernambuco, morto em 2021. Barros foi assessor no órgão por quatro anos, onde marcou um momento de profissionalização da assessoria do órgão. A solenidade para aposição da placa aconteceu no Fórum Thomaz de Aquino, na área central do Recife. 

A proposta de homenagem ao jornalista foi do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto. A escolha do nome do homenageado foi deferida, por unanimidade, em sessão ordinária do Órgão Especial, realizada na em junho do ano passado. A solenidade contou com a presença de autoridades, familiares e amigos do jornalista.

Em seu discurso, o desembargador Paes Barreto lembrou que Barros começou no extinto Jornal Pequeno. Após a experiência no jornal, atuou na Rádio Olinda e na Rádio Clube de Pernambuco, empresa da qual seria o presidente, também do Diário de Pernambuco, anos depois. Além de comandar a Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP), entre1971 a 1974, dirigiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife (Sinjope) e foi presidente da Federação nacional dos Jornalistas (Fenaj), em Brasília.

Em 1992 foi eleito membro do Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados, quando foi eleito também presidente da antiga TV Guararapes e dos jornais O Norte (PB), Diário de Natal (RN) e Diário da Borborema (PB), bem como das rádios e estações de TV desses mesmos Estados.

De 1985 a 1990 foi Juiz Classista do Tribunal Regional do Trabalho da 6.ª Região, aposentando-se neste cargo. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife por dois mandatos e da Associação da Imprensa de Pernambuco, bem como da Federação Nacional dos Jornalistas. Ocupou, ainda, o Conselho Fiscal da Associação Nacional de Jornais por dois mandatos e do Conselho Fiscal da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe). 

Sua dimensão na construção do jornalismo de Pernambuco e sua atuação em diversas frentes da defesa da causa pública foi reconhecida em diferentes ocasiões, recebendo diversas comendas de referências, dentre elas a Medalha Nilo Coelho, do TCE-PE, e o prêmio Quem Faz Algo mais por Pernambuco, nos anos de 2011 e 2012.

Já em 2015, recebeu homenagem na solenidade dos 114 anos da Academia Pernambucana de Letras. Na solenidade dos 190 anos do Diário de Pernambuco, no mesmo ano, recebeu uma homenagem especial, agraciado com uma placa comemorativa do prêmio Orgulho de Pernambuco.

“Nós precisamos deixar um legado na terra para que sempre fique na memória das pessoas aquilo que nós construímos. E que bom deixar um legado como o que Joezil deixou para todos nós, é um símbolo do jornalismo pernambucano. Essa homenagem é um reconhecimento aos anos que ele dedicou da sua vida profissional ao tribunal de Justiça de Pernambuco”, disse o desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, presidente do TJPE.

A viúva do jornalista, Neide Barros comentou a homenagem. “É com muita emoção que eu estou presente aqui. Ele representa a grandiosidade do jornalismo. Se estivesse aqui hoje, ele diria ‘eu não sou a notícia, eu levo a informação às pessoas’. Uma pessoa humilde e de coração gigante.”

O ex-corregedor e ex-presidente do TJPE Fernando Cerqueira, desembargador que propôs a homenagem, disse que sempre confiou no trabalho e dedicação do amigo. “Fiz o convite para que ele viesse comandar a assessoria de comunicação, primeiro na corregedoria e depois na presidência em 2018. Ele ficou até o final”, disse.

O desembargador do TJPE Mauro Alencar, por sua vez, afirmou que “não se pode falar de imprensa pernambucana sem fazer referência a Joezil Barros”. “Uma pessoa amiga dos amigos, que conhecia como ninguém, as pessoas mais influentes do estado e do Brasil. Então as portas se abriam porque ele era muito bem relacionado”, comentou. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.