COVID

Recife retoma vacinação contra covid-19 para bebês de 6 meses a 2 anos e crianças de 5 a 11 anos

Publicado em: 03/02/2023 08:00 | Atualizado em: 03/02/2023 09:13

 (Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)
Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife

A partir deste sábado (4), meninos e meninas com 3 e 4 anos que completaram o esquema básico de duas doses de Coronavac também deverão receber reforço com o imunizante Pfizer Baby. Terceira dose precisa ser feita com um intervalo de, pelo menos, 4 meses após a segunda
A Prefeitura do Recife vai retomar, neste sábado (4), a vacinação contra covid-19 para os bebês de 6 meses a 2 anos. Desde dezembro do ano passado, o município precisou suspender a imunização deste grupo, uma vez que o Ministério da Saúde não enviou novas doses de Pfizer Baby, único imunizante permitido para esse público.

 

Os agendamentos para receber a vacina estarão abertos no site (https://conecta.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo do Conecta Recife a partir das 8h desta sexta-feira (3).

 

Para imunizar os bebês, a capital pernambucana recebeu, do órgão federal, 13.860 doses de Pfizer Baby - atualmente, 1.612 meninos e meninas entre 6 meses e 2 anos estão aptos a receber a segunda dose do imunizante. Outros 48.116 moradores da cidade nesta faixa etária ainda não receberam a primeira dose.

 

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura do Recife precisou suspender a aplicação da primeira e segunda doses para este grupo devido ao esgotamento do estoque de doses do imunizante. Na época, a gestão municipal chegou a enviar ofício para o Ministério da Saúde cobrando o envio de novas remessas do imunobiológico.

 

O esquema vacinal dos bebês de 6 meses a 2 anos é formado por três doses. As duas primeiras têm intervalo de 21 dias (3 semanas), seguidas por uma terceira dose que deve ser administrada pelo menos 2 meses (8 semanas) após a segunda dose. É importante frisar que não há necessidade de intervalo entre as doses das vacinas do calendário de rotina e o imunizante da covid-19.

 

5 A 11 ANOS

Devido ao fim do estoque de Pfizer Pediátrica e falta de envio de novas por parte do Ministério da Saúde, em meados de janeiro deste ano, o Recife também precisou suspender a imunização anticovid das crianças entre 5 e 11 anos.

 

Agora, com o recebimento de uma nova remessa com 45.380 doses deste imunobiológico, o município retomará, também no sábado (4) a aplicação das vacinas para esse grupo. No momento, 39.264 crianças nesta faixa etária ainda faltam receber a primeira dose do imunizante. Outras 27.643 estão aptas a receber a segunda dose e 37.980 já podem receber a primeira dose de reforço (terceira dose).

 

3 E 4 ANOS

Com a chegada de novas doses da vacina, a Secretaria de Saúde do Recife também vai retomar a aplicação da primeira dose para crianças de 3 e 4 anos. O imunizante para esse público será a Pfizer Baby. Assim como para as demais faixas etárias, os pais e responsáveis deverão realizar o agendamento por meio do site ou aplicativo do Conecta Recife, escolhendo uma das 16 unidades de referência para a vacinação. Seguindo uma nova recomendação do Ministério da Saúde, os meninos e meninas com 3 e 4 anos que completaram o esquema básico com duas doses de Coronavac deverão receber uma dose de reforço, que será feita com o imunizante Pfizer Baby. Esse reforço será feito com um intervalo de 4 meses após a segunda dose da Coronavac. Até agora, 3.202 crianças nessa faixa etária estão aptas a receber esta terceira dose.

 

A vacinação dos bebês de 6 meses a 2 anos e das crianças de 3 a 11 anos acontecerá exclusivamente mediante agendamento no site (https://conecta.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo do Conecta Recife.

 

A Secretaria de Saúde do Recife disponibilizará os imunizantes de cada faixa etária em 16 unidades de referência para a vacinação: shoppings Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Boa Vista, na área central da cidade; e Tacaruna, em Santo Amaro.

 

Além do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte; Policlínica Clementino Fraga, no Vasco da Gama; Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena; Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura; Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista; Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados; Centro de Saúde Bido Krause, no Totó; Centro de Saúde Bruno Maia, em Nova Descoberta; Centro de Saúde Joaquim Cavalcanti, nos Torrões; Centro de Saúde Iná Rosa Borges, no Vasco da Gama; Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde, em Boa Viagem; e Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro. Os horários de funcionamento de cada um podem ser conferidos neste link: https://bit.ly/3tVdGkk.

Tags: covid-19 | vacina | recife |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.