SERVIÇOS

Recife apresenta esquema de serviços para o carnaval

Publicado em: 08/02/2023 14:00

Prefeitura do Recife prepara esquema especial de serviços para o Carnaval 2023 (Divulgação)
Prefeitura do Recife prepara esquema especial de serviços para o Carnaval 2023 (Divulgação)
Mais de 6,6 mil colaboradores da gestão municipal estarão envolvidos direta e indiretamente em serviços oferecidos na festa, com o objetivo de garantir o maior e melhor Carnaval dos últimos anos.

São dois anos de saudade da maior manifestação popular. No ritmo do #VolteiRecife com todos os Carnavais, o ciclo momesco preparado pela Prefeitura do Recife envolve também um esquema especial de serviços públicos oferecidos por diversas Secretarias e órgãos municipais. Para tanto, mais de 6,6 mil colaboradores municipais estarão mobilizados direta e indiretamente nas ações para proporcionar o maior e melhor Carnaval da capital pernambucana de todos os tempos. 

Para que o Carnaval 2023 seja um sucesso de público e de animação, além das mais de 2,8 mil apresentações no ciclo momesco, a Prefeitura do Recife envolverá esforços com forte esquema de limpeza urbana, reforço na Guarda Municipal, a ativação da Central do Carnaval com as Arenas Gastronômica, com 13 restaurantes, de Serviços e de Artesanato, dentre outras iniciativas. Na Saúde, serão mais de 2 mil profissionais de diversas áreas escalados para garantir assistência aos foliões, bem como 36 ambulâncias e 40 motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - um incremento de 40% em relação ao último festejo de Momo - e 24 unidades de saúde.

Confira os serviços ofertados pela Prefeitura do Recife durante o Carnaval 2023:

TURISMO E LAZER - A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife comanda a Central do Carnaval, que conta com a Arena Gastronômica, de Serviços e de Artesanato. O espaço estreia para a população no próximo dia 15 de fevereiro. Os Centros de Atendimento ao Turista, equipamentos essenciais para quem visita a cidade, já estão com equipes a postos. Também estão sendo ofertados roteiros com temas carnavalescos, intervenções com passistas e muito frevo. O Turismo movimenta as mais variadas cadeias produtivas, como as agências de turismo e viagens, meios de hospedagem, centros comerciais, transportes, entre outros: 

CENTRAL DO CARNAVAL: ARENA GASTRONÔMICA, DE SERVIÇO E DO ARTESANATO

A Central do Carnaval, área que reúne diversos serviços úteis ao folião, este ano, oferecerá ainda mais assistência. Com serviços essenciais oferecidos no entorno da Praça do Arsenal. Nos dias 15 e 16 de fevereiro, a Central abre das 16h à 0h. Já nos dias 17 a 21, das 16h às 2h.

A Arena Gastronômica, estrutura montada pela Prefeitura do Recife em parceria com a A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (ABRASEL-PE), funcionará com a operação de 13 restaurantes com menus variados, incluindo sushi, salgados, pizzas, sorvetes e cafés.
Na Arena de Serviço serão oferecidos serviços de farmácias, caixa eletrônico 24h, lojas de customização, Procon Recife, a grife do Carnaval e muito mais. Também haverá espaço de achados e perdidos, assistência à saúde, espaço beleza entre outros. 

Uma das novidades é a Arena do Artesanato, que funcionará com 32 operações comerciais, além de outros serviços como alerta celular, Secretaria da Mulher e fraldário. 

ESTACIONAMENTO E VANS

Ao todo, serão disponibilizadas 15 mil vagas de estacionamento nos edifícios da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Tribunal Regional Federal (TRF). O folião contará ainda com o serviço de transfer do edifício-sede da PCR até a Central do Carnaval, localizada na Rua do Observatório. Na sexta (17), os espaços estarão abertos das 17h às 4h da manhã. Nos demais dias, o horário passa a ser das 12h às 4h. 

As vans que farão o transporte dos foliões sairão de 10 em 10 minutos, oferecendo o transporte das 16h às 2h. Lembrando que o estacionamento, no entanto, fica aberto até às 4h. É importante salientar que não será permitido que os veículos pernoitem nos estacionamentos. Caso contrário, eles estarão sujeitos ao reboque da CTTU.

Os pontos de embarque/desembarque serão na frente da Prefeitura do Recife e na Central do Carnaval, próximo à Praça do Arsenal. Tanto no estacionamento da Prefeitura do Recife como também nos estacionamentos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Regional Federal (TRF) haverá orientadores informando a melhor forma de chegar aos pontos de folia. 

CENTROS DE ATENDIMENTO AO TURISTA (CAT)

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é um serviço especializado para acolher e atender qualquer pessoa que queira orientação ou dicas sobre o que fazer e como aproveitar o maior e melhor Carnaval de rua do Brasil.

Na Central do Carnaval, localizada na Rua do Observatório, haverá um CAT prestando este serviço à população, nos dias 15 e 16 de fevereiro, das 16h à 0h, e entre os dias 17 e 21, das 16h às 2h. Além disso, todos os dias de folia, a população contará com o CAT Ambiental, localizado no Segundo Jardim de Boa Viagem, das 10h às 18h.

O cidadão conta ainda com os serviços de atendimento aos turistas oferecidos pela Empetur, que são o CAT da Praça do Arsenal, que entre os dias 18 e 21 funcionará das 10h às 18h e no dia 22, das 12h às 18h. O CAT Pracinha de Boa Viagem funcionará nos dias 18 e 19, das 10h às 16h, no dia 20, das 10h às 18h, no dia 21, das 10h às 16h e no dia 22, das 12h às 18h. O CAT Aeroporto funcionará todos os dias, das 6h às 23h45, já o CAT do Terminal Integrado de Passageiros (TIP) funcionará todos os dias, das 10h às 16h e o CAT do Shopping Recife estará fechado entre os dias 18 e 21, mas reabre no dia 22, das 12h às 18h. 

OCUPAÇÃO HOTELEIRA
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), a expectativa para a ocupação hoteleira no Recife está acima de 90% durante o Carnaval (período de referência é de 17 a 21 de fevereiro). A Capital pernambucana conta atualmente com 15.611 mil leitos. 

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Através do Observatório de Turismo do Recife, setor de pesquisa da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, serão realizadas as pesquisas: Perfil do Visitante (turista e excursionista) no Desfile do Bloco Carnavalesco Galo da Madrugada; Perfil do Visitante (turista e excursionista) no Carnaval do Recife; Dados e informações de serviços da Central de Carnaval 2023. 

MOVIMENTAÇÃO AEROPORTUÁRIA

Segundo dados coletados pelo Observatório do Turismo do Recife (OTREC), a expectativa de movimentação no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Freyre, para o período do Carnaval, é de 226 mil pessoas. 

As companhias aéreas estão implementando voos extras para a cidade do Recife no período de Carnaval e, ao todo, são quase 100 novas ligações que colocam Recife como destino e 1.750 regulares. 

Atualmente, Recife realiza conexões diretas com 26 estados, sendo 44 voos diretos nacionais e 3 internacionais diretos. 

Vale destacar também que no segundo semestre de 2022, a malha aérea do Recife cresceu. Além de Portugal (Lisboa), foram retomadas algumas ligações internacionais diretas, como os voos da Gol no Aeroporto do Recife para Buenos Aires e voos para Montevidéu, no Uruguai, consolidando a cidade do Recife como o principal hub aéreo do Norte-Nordeste. 

No cenário do mercado doméstico houve o início de voos regulares - antes sazonais - entre Recife e Porto Alegre através da empresa aérea Gol e voos entre Recife e Garanhuns através da empresa Latam. Houve também aumento da frequência de voos regulares para Congonhas. 

OTREC - O Observatório do Turismo do Recife conta com o hotsite http://observatorioturismo.visit.recife.br, onde são disponibilizados conteúdos como: Indicadores - taxa de ocupação hoteleira, movimentação de passageiros, entre outros; Boletins - redes sociais, anuários, boletins mensais, trimestrais e semestrais, e muito mais. 

BLITZ E INTERVENÇÕES TURÍSTICAS

Animando e dando ainda mais instiga aos foliões hospedados nos hotéis recifenses, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife organiza a ação Blitz do Carnaval. As intervenções serão nos hotéis e em locais estratégicos da cidade.
Nos hotéis, a Blitz do Carnaval acontecerá nos cafés da manhã, saudando os turistas e divulgando a programação do maior e melhor Carnaval de rua, além de outros pontos estratégicos da cidade. Essa programação será entre os dias 16 e 18 de fevereiro, das 6h30 às 10h30, em 30 hotéis. A expectativa é que quase 500 pessoas sejam agraciados com a brincadeira por hotel, somando cerca de 15 mil turistas alcançados. Além dos hotéis, as blitze também acontecerão nos shoppings da cidade.

OLHA! RECIFE

O Carnaval carrega também muita história. O Olha! Recife, projeto de sensibilização turística oferecido pela Secretaria de Turismo e Lazer, conta com roteiros gratuitos e guiados e, neste período, com temas dedicados à festa de Momo. Os interessados em qualquer um dos passeios devem se inscrever pelo site www.olharecife.com.br. 

Confira a programação abaixo:

04/02 - Olha! Recife no rio, às 9h. Tema: Carnaval, saída do Catamaran Tours;

04/02 - Olha! Recife a pé, às 14h. Tema: Cenários do Carnaval, saída da Praça do Arsenal;

05/02 - Olha! Recife a pé, às 10h. Tema: Poetas do Carnaval, saída da Avenida Guararapes;

05/02 - Olha! Recife de bike, às 9h. Tema: Circuito do Galo, saída da Praça do Arsenal;

08/02 - Olha! Recife a pé, às 14h. Tema: Frevo pra Tocar, saída da Praça do Arsenal;

09/02 - Olha! Recife a pé, às 17h. Tema: Dia do Frevo, saída da Praça do Arsenal;

11/02 - Olha! Recife no rio, às 9h; Tema: Carnaval, saída da Praça do Arsenal; 

SAÚDE - Durante o Carnaval, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vai montar um esquema especial para atendimentos de urgência, serviços de prevenção à doenças e orientações à população. Serão mais de 2 mil profissionais escalados para garantir assistência aos foliões, 36 ambulâncias e 40 motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e 13 unidades de saúde atendendo diversas especialidades. Confira o esquema completo preparado para funcionar até a Quarta-Feira de Cinzas (22):

CONECTA RECIFE

Para facilitar o acesso à informação, no aplicativo Conecta Recife a população vai poder conferir um mapa georreferenciado com detalhes de todos os serviços de saúde disponíveis para a folia. No espaço, estarão listadas as 13 unidades hospitalares preparadas para dar assistência aos foliões, os postos médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além dos pontos de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e covid-19.

SAMU 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai contar com a maior frota da história. Serão 36 ambulâncias, 40 motolâncias e dois helicópteros a postos para atender os foliões com rapidez e segurança - o número representa um aumento de 40% em relação às viaturas do último Carnaval.

Da sexta-feira (17) até a terça-feira (21), ficará montado um posto médico fixo na Avenida Alfredo Lisboa, no bairro do Recife, com autonomia para realizar até 150 atendimentos. O espaço, que vai funcionar próximo ao Museu Cais do Sertão, abre às 19h e encerra as atividades sempre uma hora após o término das apresentações no palco principal. Dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem vão atuar no local, que vai receber, também, apoio de uma ambulância de suporte básico.

Além disso, todos os dias, a partir da quinta-feira (16), 16 socorristas farão rondas ostensivas de motocicleta nas ruas do Recife Antigo, à noite, de forma preventiva. As demais motolâncias também estarão a postos e circulando pela cidade ao longo da folia de momo.

O Samu também disponibilizará, durante todo o Carnaval, cinco ambulâncias de suporte básico para os cinco Distritos Sanitários que terão polos de animação descentralizados. A população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.

SAMU NO GALO DA MADRUGADA

Para atender os foliões durante o desfile do Galo da Madrugada, o Samu 192 vai mobilizar cerca de 200 profissionais que atuarão nas ambulâncias, motolâncias, helicópteros e em cinco postos médicos montados ao longo do percurso do bloco, considerado o maior do mundo.

Os pontos fixos vão funcionar das 7h às 19h e serão instalados na Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Pátio do Carmo, Rua do Sol e Praça do Diário. Cada um terá uma ambulância de suporte básico, três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

Além dos postos médicos, a Operação Galo da Madrugada do Samu vai contar com  40 motolâncias, cinco ambulâncias de suporte básico, uma de suporte avançado, dois helicópteros e uma unidade de suporte a acidentes com Múltiplas Vítimas

ASSISTÊNCIA À SAÚDE

Ao longo de toda folia, a população do Recife vai contar com 13 unidades de saúde para atendimentos de urgência de diversas especialidades. São elas: clínica médica; desintoxicação de álcool e outras drogas; parto/maternidade; odontologia; pediatria; traumato-ortopedia; pequenas urgências; violência contra mulher.

A lista completa dos locais pode ser conferida neste link:  https://bit.ly/UnidadesHospitalaresCarnaval2023.

SAÚDE DO TRABALHADOR

Este ano, a Sesau traz uma grande novidade voltada para os trabalhadores formais e informais do Carnaval do Recife. Nos dias de folia, haverá um espaço gratuito e exclusivo pensado para o descanso de quem está nos bastidores momescos.

Além disso, antes das festas de momo, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Regional Recife) realizará capacitação em Saúde e Segurança do trabalhador para os comerciantes formais e informais que trabalharão durante o período carnavalesco em parceria com a Visa Recife.

Durante o Carnaval, os profissionais do Cerest farão inspeções, juntamente com a Vigilância Sanitária da capital, nos ambientes de trabalho nos polos carnavalescos. Além disso, realizará ações de promoção e orientações em saúde do trabalhador para rede hoteleira, taxistas e motoristas de aplicativo, além da atualização da caderneta vacinal destes profissionais.

VIGIL NCIA SANITÁRIA

O trabalho da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife vai começar antes mesmo do início dos festejos carnavalescos. Os inspetores sanitários vão promover capacitação sobre as boas práticas de manipulação de alimentos para os comerciantes formais e informais que atuarão nos polos carnavalescos. Além disso, inspecionarão as fábricas de gelo instaladas na capital pernambucana e intensificarão as fiscalizações da rede hoteleira e serviços de buffet.

Durante o Carnaval, os profissionais da Visa vão inspecionar os postos médicos montados para o Galo da Madrugada e o comércio formal e informal de alimentos. Além disso, será montado um stand da Vigilância Sanitária na Praça do Arsenal, onde equipes do órgão receberão denúncias e orientarão a população e os comerciantes sobre o consumo e oferta de alimentos seguros. 

VIGIL NCIA AMBIENTAL

Os profissionais da Vigilância Ambiental do município iniciarão os trabalhos na semana pré-carnavalesca, realizando o tratamento químico com inseticida no percurso do Galo da Madrugada e nas áreas das arquibancadas, para redução da população de mosquitos. 

Já do sábado (18) até a terça-feira (21) de Carnaval, os profissionais da Vigilância vão intensificar as ações de controle de vetores para prevenção das arboviroses em áreas onde serão instalados os polos carnavalescos, em imóveis vizinhos aos locais dos eventos, bem como em pontos estratégicos mais importantes da cidade.

Desde o dia 19 de janeiro deste ano, a Vigilância Ambiental está reforçando as ações de desratização e desinsetização nos 12 km de orla do município nos bairros do Pina, Boa Viagem e Brasília Teimosa, na Zona Sul, incluindo 60 quiosques e oito banheiros.

As ações também estão sendo realizadas em Mercados Públicos, feiras, área central do camelódromo, bem como em espaços de grande circulação de pessoas no centro da cidade. Será realizado, ainda, antes e durante a folia de momo, o monitoramento da qualidade da água através de parâmetros físicos e químicos.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão, durante todo o período carnavalesco, para atendimento de emergências envolvendo animais que ofereçam risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio
dos telefones 3355-7712 e 3355-7705. Também haverá plantão para denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, através do telefone 0800 281 1520.

VIGIL NCIA EPIDEMIOLÓGICA

Durante as semanas pré-carnavalescas, a Vigilância Epidemiológica do Recife além de monitorar o cenário epidemiológico mundial e nacional, também promoverá treinamentos sobre os principais riscos à saúde pública para os profissionais da Rede Municipal de Saúde e núcleos de epidemiologia das unidades municipais e privadas.

Além disso, a Secretaria de Saúde vai realizar orientações para a rede hoteleira, taxistas e motoristas de aplicativos de transporte sobre os riscos da propagação de doenças transmissíveis, meios de prevenção e como informar os possíveis casos.

Os profissionais do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) também vão passar por treinamento para preparação, detecção, monitoramento e resposta às possíveis emergências em saúde pública no pré, durante e pós-carnaval.

Durante os dias da folia de Momo, o Cievs estará a postos 24 horas por dia com equipe de plantão para monitorar e investigar casos de doenças de interesse à saúde pública, tentando conter, com agilidade, a transmissão dessas enfermidades e a ocorrência de surtos. Os profissionais também vão realizar busca ativa de casos suspeitos de doenças de notificação compulsória.

VIGIL NCIA DA IST, AIDS E HEPATITE VIRAIS

A Secretaria de Saúde do Recife vai distribuir 1,3 milhão de preservativos masculinos e femininos, além de 300 mil sachês de gel lubrificante e 25 mil materiais educativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Os foliões também poderão realizar testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em dois pontos: Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e Ibura, das 18h às 2h. O resultado sai em cerca de meia hora. Nos casos em que o resultado der positivo, o usuário receberá aconselhamento e será encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde.

O Polo Arsenal funcionará de quinta (16) até terça-feira (21). Já o Polo Ibura estará aberto do domingo (19) até a Quarta-feira de Cinzas (22).
Nos dias de festa, a  Profilaxia Pós-Exposição (PeP) será ofertada nas Policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela, Arnaldo Marques, no Ibura, e Agamenon Magalhães, em Afogados. A estratégia de prevenção é ofertada em casos de violência sexual, acidente com o uso do preservativo (rompimento ou saída) durante ato sexual, contato com materiais perfurocortantes com risco de infecção e para profissionais de saúde que tenham acidente de trabalho com risco biológico. A PeP, que deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas.

COVID-19

Durante a folia de momo, as vacinas contra covid-19 continuarão sendo disponibilizadas nos Centros de Vacinação montados em quatro shoppings da capital, são eles: Recife, em Boa Viagem, RioMar, no Pina, Boa Vista, na área central da cidade, e Tacaruna, em Santo Amaro. O horário será o mesmo do funcionamento de cada mall ao longo dos dias de festa.

Além disso, os pontos de testagem de covid-19 instalados no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, também estarão realizando os exames para detectar o novo coronavírus. O acesso aos exames se dará por demanda espontânea ou por agendamento através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar (https://conectalps.recife.pe.gov.br/vamos-testar ).

SAÚDE MENTAL – REDUTORES DE DANOS

A Política de Atenção à Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (PSMAD) da Secretaria de Saúde do Recife vai atuar durante todo o Carnaval executando a estratégia da Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo e Outras Drogas. Para isso, serão realizadas apresentações teatrais através de arte-educadores e distribuição de material educativo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Além disso, 160 agentes redutores de danos vão distribuir cerca 40 mil garrafas plásticas para substituir as de vidro e oferecer orientações às pessoas que estejam consumindo álcool e outras drogas ou apresentando comportamentos de risco. Os profissionais também vão entregar 5 mil pulseiras de identificação de crianças e dar informações sobre a localização e acesso aos postos do Samu e aos serviços de urgência e emergência da Rede Municipal de Saúde.

OUVIDORIA

A Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde, que funciona durante o ano inteiro acolhendo as demandas relacionadas às ações e serviços da rede do município, este ano também vai desempenhar um importante papel no Carnaval do Recife. Para além do atendimento de rotina, o canal, que funciona através do telefone 0800 281 1520, vai orientar os foliões sobre questões de saúde, informar sobre os polos de assistência e dar orientações sobre os serviços de referência, como Vigilância Sanitária, Violência contra Mulher, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), entre outros.
A Ouvidoria do SUS vai registrar, ainda, reclamações e denúncias relacionadas às questões de interesse à saúde. O serviço voltado para o Carnaval vai funcionar do sábado (18) até a Quarta-feira de Cinzas (22), das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

DIREITOS HUMANOS - Para curtir a folia de Momo, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife está preparando uma série de serviços à população para assegurar aos foliões a plenitude de brincar o Carnaval, com segurança e direitos. Para tanto, será implantada a Central de Direitos Humanos e Acessibilidade, visando divulgar campanhas contra o racismo e homofobia, e o serviço de empulseiramento de crianças, oferecendo tranquilidade aos pais e responsáveis que levarão os pequenos foliões aos polos de festa, dentre outras ações.

CENTRAL DE DIREITOS HUMANOS E ACESSIBILIDADE

Na Central de Direitos Humanos, será feita divulgação das campanhas contra o racismo e homofobia, entre outros temas ligados aos direitos humanos. As campanhas também serão divulgadas nos polos do Carnaval do Recife. O espaço montado na Rua do Observatório contará com uma equipe multidisciplinar composta por agentes de direitos humanos, pedagogos, psicólogos, advogados e assistentes sociais. O serviço tem como objetivo dar orientações sobre direitos humanos e articular a rede de garantia de direitos.

A Central de Direitos Humanos contará ainda com a equipe composta por intérpretes de libras, audiodescritores e brailistas para garantir acessibilidade comunicacional às Pessoas com Deficiência, tanto na Central como no palco principal no Marco Zero.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos também viabiliza a Rota Acessível, realizada por meio das vans do PE Conduz, ação do Governo do Estado. O serviço gratuito funcionará durante o Carnaval, das 18h à 0h, garantindo o deslocamento das pessoas com mobilidade reduzida até o palco do Marco Zero. O trajeto terá o embarque em frente à estação do BRT em frente à sede da Prefeitura do Recife. O desembarque será próximo ao Marco Zero, na Avenida Alfredo Lisboa. Para retornar, os usuários devem se dirigir ao mesmo ponto.

EMPULSEIRAMENTO E PREVENÇÃO AO DESAPARECIMENTO DE CRIANÇAS

A Campanha de Sensibilização e Empulseiramento também ocorrerá durante o Carnaval 2023. O objetivo da ação é estimular os pais a colocarem as pulseiras com dados de identificação (nome e telefone dos responsáveis), sempre que forem com os filhos para locais de grande circulação de pessoas, facilitando a localização dos pequenos, caso se percam.

O empulseiramento de identificação ocorrerá na Central de Direitos Humanos, na Rua do Observatório, de quinta a terça-feira, das 16h à 0h. A Campanha de Sensibilização e Empulseiramento sempre é realizada durante grandes eventos realizados pela Prefeitura do Recife, como o Carnaval, o período junino e a festa de Nossa Senhora da Conceição.

XÔ PRECONCEITO
A Gerência da Livre Orientação Sexual (GLOS) estará presente com a Campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação. A campanha estará nos banheiros químicos de todos os polos de carnaval centralizados e descentralizados, com adesivo da Campanha Banheiro Para Todos. O adesivo da campanha faz referência aos vários tipos de identidade de gênero, chamando atenção para o uso indiscriminado do banheiro, considerando, que muitas pessoas transexuais são impedidas de usar o equipamento de acordo com a sua identidade de gênero.

Visando a divulgação das leis municipais que punem e proíbem atos discriminatórios no Recife, a GLOS também fixará adesivos de divulgação das leis 16.780/2002 e 17.025/2004, dos serviços do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI+ do Recife, equipamento para recebimento de denúncia e acolhimento de pessoas vítimas da LGBTFOBIA na cidade, e da plataforma de denúncias do município http://bit.ly/DenunciaLGBTRecife

Na mesma perspectiva, a Gerência de Igualdade Racial promoverá a Campanha Recife Sem Racismo, que será divulgada durante o período do Carnaval. A campanha tem como objetivo fazer o enfrentamento ao racismo, bem como divulgar o canal de denúncias de racismo, lançado em novembro de 2022, disponível por meio do Conecta Recife, ou pelo link http://bit.ly/DenunciaLGBTRecife. O material impresso contará com código QR de acesso às plataformas online de denúncias.

PALCOS DA DIVERSIDADE

Os  palcos do Carnaval do Recife também terão espaço para a diversidade. Na quinta-feira (16), às 18h, na Rua da Moeda, será realizado o Encontro de Blocos da Diversidade. Diversos artistas subirão se apresentarão para deixar sua mensagem de enfrentamento ao preconceito e à discriminação.

No Sábado de Zé Pereira (18), o Pátio de São Pedro ficará ainda mais colorido. A partir das 9h, acontece o Sábado da Diversidade, onde se apresentam os artistas da noite LGBT, DJs, Drag Queens e Travestis, além de outras atrações musicais regionais e nacionais.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Com o objetivo de ofertar atenção e proteção às crianças e adolescentes situação vulnerabilidade ou trabalho infantil durante o Carnaval, serão disponibilizados Espaços de Proteção. As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social  (SEAS) vão atuar para identificar situações de violação de direitos nos arredores dos polos de Carnaval da cidade. Haverá um espaço montado na Rua Domingos José Martins, próximo à Praça do Arsenal, que funcionará na sexta-feira (17) das 19h à 1h, e do domingo(19) a terça-feira (14) funcionará das 13h à 1h. No sábado (18), durante o Galo da Madrugada, haverá um espaço montado na Rua do Livramento, no bairro de Santo Antônio, das 7h às 19h. O Polo do Ibura também contará com um espaço de proteção a partir do domingo até a terça-feira, das 18h à 0h.

Cada espaço tem capacidade para acolher até 30 crianças e adolescentes, proporcionando alimentação e atividades lúdicas. As situações mais críticas identificadas pelo Serviço de Abordagem serão encaminhadas aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e aos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), para acompanhamento das famílias, viabilizando o acesso às políticas públicas de proteção e promoção social.

CONTROLE URBANO - A Secretaria Executiva de Controle Urbano terá 467 servidores distribuídos em três turnos durante todo o período carnavalesco. No Bairro do Recife foram montadas 20 barreiras que servirão como pontos de checagem para cumprimento da determinação de não haver recipientes de vidro dentro da ilha. Além disso, o perímetro delimitado por essas barreiras corresponde ao local onde apenas os 450 comerciantes previamente licenciados - sejam móveis ou barracas - possam vender seus produtos, que vão de alimentação e bebidas, passando por artigos de Carnaval. Quem não estiver licenciado só poderá negociar fora da ilha.

A Secon fiscaliza, entre outras coisas, a operação de bares e restaurantes, no que diz respeito às licenças de funcionamento. Além disso, também é realizada a verificação de regras como a proibição do uso de marquises como extensão dos camarotes, ou para que as pessoas se instalem a fim de acompanhar os festejos. Marquises não são equipamentos construídos para suportar pessoas e a não observância dessa regra pode causar graves acidentes.

O cadastro dos blocos e camarotes do Carnaval também foi realizado pela Secon. Para a folia de 2023, um total de 1.166 agremiações deram entrada no processo de licenciamento - o que é importante para que seja planejada a mobilidade nos dias de folia.

EMLURB - Para garantir mais conforto e a segurança dos foliões durante o Carnaval 2023, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) preparou um forte esquema de limpeza para os períodos antes, durante e depois do reinado de Momo. Serão 1.200 pessoas envolvidas nas ações de limpeza, além do efetivo composto para a manutenção e a segurança de todos.

Os trabalhadores e trabalhadoras do órgão contarão com 10 caminhões-pipa e 18 compactadores de lixo para a execução das intervenções de coleta, limpeza e destinação correta dos resíduos gerados durante a festa, bem como materiais que serão utilizados durante os serviços: 3,1 milhões de litros de água; 7.200 litros de essência; 450 kg de Enzilimp; e 2.230 litros de detergente.

Os foliões também poderão fazer a sua parte realizando o descarte correto de lixo reciclável: serão 70 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados nos polos de festividades da cidade.

EFETIVO

Limpeza urbana (fiscais, garis e motoristas): 1.200

Arborização: 41

Manutenção Urbana: 350

Administrativo (vigilantes, serviços gerais e motoristas): 270
Total: 1.861

EQUIPAMENTOS LIMPEZA URBANA

Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs): 70

Caminhões PIPA: 10

Compactadores: 18

Ecobikes: 5

EQUIPAMENTOS ARBORIZAÇÃO

Veículos de elevação: 2

Picapes: 3

Triturador: 1

Caçamba: 1

Caminhão Munck: 1

VEÍCULOS ADMINISTRATIVOS

Carros: 100

Van: 4 

INSUMOS

Quantidade de água: 3,1 milhões de litros

Quantidade de essência: 7.200 litros

Quantidade de Enzilip: 450 kg

Quantidade de detergente: 2.230 litros 

SEGURANÇA CIDADÃ - A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) terá algumas novidades na atuação do Carnaval 2023. A primeira é o trabalho em conjunto com as outras instituições que cuidam da segurança pública e logística da festa de Momo, ou seja, GCMR, a Polícia Militar (PM), Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), Secretaria Executiva de Controle Urbano e Corpo de Bombeiros, entre outras, vão estar nos três postos de comando do Recife Antigo, para agilizar atendimentos aos foliões e ocorrências.

A segunda é a “ Operação Carnaval na Paz ”, que vai contar com 4 mil lançamentos dos agentes municipais, 40 viaturas empregadas exclusivamente no evento e quatro motocicletas ativadas, da sexta-feira (17), dia da abertura oficial, até a quarta-feira de Cinzas (22). Diariamente, serão uma média de 560 guardas municipais atuando nos polos centralizados e descentralizados da cidade no Carnaval 2023.

Ainda sobre o polo principal, serão instaladas 45 câmeras na ilha do bairro do Recife, incluindo nos principais acessos, a exemplo das pontes, e no foco da festa, como o Marco Zero. As imagens estarão integradas com a Central de Operações e Monitoramento da Guarda Municipal, bem como com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS).

Por iniciativa da Prefeitura do Recife, a Guarda Municipal criou, conjuntamente com a Secretaria de Defesa Social (SDS), Polícia Militar e as demais forças de segurança, um grupo de trabalho (GT) para realizar todo o planejamento de segurança para o Carnaval de 2023. Desde o início, foram três reuniões do GT, onde foi construído o plano operativo de segurança para a festa.

Números:

3 Postos de Comando no bairro do Recife;

4 mil lançamentos de agentes da Guarda Municipal para o evento, desde o dia 17 até o dia 22 de fevereiro;

40 viaturas empregadas exclusivamente na operação, circulando na ilha do bairro do Recife, polos centralizados e descentralizados;

4 motocicletas ativadas em caráter extraordinário;

Incremento de 25 novas câmeras no bairro do Recife e reforço de efetivo na Central de Operações e Monitoramento durante todo o período do Carnaval 2023;

Atuação de Inspetores da GCMR, coordenando o efetivo lançado em todos os polos centralizados e descentralizados.

RECENTRO - Dentro da programação do Carnaval, o Programa Recentro estará participando da Central de Serviços do Carnaval do Recife, que estará montada na Rua do Observatório em frente à Torre Malakoff, na área estará destinada para aqueles foliões que amam curtir o Carnaval e também postar foto nas redes sociais. A iniciativa oferecerá apoio e acompanhamento para as ações integradas das Secretarias e órgãos municipais envolvidos.

Na Central de Serviços, o espaço Recentro será instagramável e contará com uma área toda adesivada com a temática #VolteiRecife com todos os Carnavais e com o serviço de fotos instantâneas, que poderão ser produzidas no local e levadas para casa como souvenir.
A ação ocorrerá em parceria com os fotógrafos que atualmente trabalham no Marco Zero e faz parte de uma das ações do programa de capacitação que vem sendo desenvolvido junto com eles.

TRABALHO - A Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, por meio do Prodarte, ficará responsável pela Central do Artesanato na Rua Domingos José Martins, no bairro do Recife, das 16h às 02h. No espaço, 36 artesãos recifenses irão comercializar produtos temáticos durante o período carnavalesco. O espaço também contará com oito artesãs vinculadas à Secretaria da Mulher do Recife.

O Prodarte também será responsável também pelo Polo Gastronômico do Recife Antigo, na rua Vigário Tenório. No local, 11 barracas irão vender opções diversas de alimentos e bebidas.

Na Rua do Observatório, o folião irá encontrar um espaço onde poderá fazer maquiagem e penteados femininos, masculinos e infantis com os estudantes formados nos cursos da área de Estética do Qualifica Recife. No local também irá funcionar um espaço para customização de roupas e fantasias realizados por costureiras da Associação de Costureiras de Casa Amarela, projeto vinculado ao programa Economia Solidária.

Economia Solidária contará, ao todo, com 147 barracas de alimentação e bebidas distribuídas em todos os pólos do Carnaval do Recife. Sendo 87 na ilha do bairro do Recife e 60 nos polos descentralizados.

FEIRAS E MERCADOS PÚBLICOS - As feiras e os mercados públicos do Recife terão funcionamento normalmente nos dias do Carnaval. No sábado e no domingo, os equipamentos abrirão as portas das 6h às 13h. Já na segunda, o horário será das 6h às 18h, enquanto na terça-feira, das 6h às 13h.

PROCON RECIFE - Dicas para os foliões garantirem seus direitos de consumidor. O Procon  Recife alerta os consumidores com relação às práticas abusivas que podem acontecer na folia. O estabelecimento não pode cobrar taxa mínima de consumação, tampouco a reserva de utilização de mesas e cadeiras. É importante também que o consumidor tome cuidado com relação aos alimentos: observar as condições de higiene do local escolhido e verificar sempre a data de validade dos produtos. Evite cair em golpes, na compra de ingressos para eventos privados, verificando com a empresa organizadora quem está autorizado a comercializar.

Qualquer tipo de prática infrativa poderá ser denunciada ao Procon Recife que estará presente na folia na "Central do Carnaval".  A população pode registrar reclamações no site procon.recife.pe.gov.br e denúncias no email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

Uma outra forma de acionar o Procon Recife durante a folia de Momo é pelo WhatsApp (81) 99488-6058. O órgão municipal de defesa do consumidor vai funcionar na Central do Carnaval, nos dias 15 e 16 de fevereiro, das 16h à 0h, e nos dias 17 a 21 de fevereiro, das 16h às 02h.

MULHER - A Secretaria da Mulher do Recife terá um estande na Praça do Arsenal, ao lado do Paço do Frevo, da sexta (17) até a terça-feira (21), funcionando das 16h à 1h. No local, a equipe multidisciplinar, com psicóloga, advogada e assistente social, do Centro de Referência Clarice Lispector - equipamento voltado ao acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista – vai ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante os festejos.

O serviço telefônico gratuito do Clarice Lispector para orientação, o Liga, Mulher (0800 281 0107), além do serviço de atendimento através do WhatsApp (81.99488-6138) vão funcionar 24h. O Centro Clarice Lispector, com sede em Santo Amaro, funcionará 24h durante o Carnaval com uma equipe em regime de plantão. O SER Clarice Lispector, localizado no IPSEP, funcionará durante o Carnaval no horário das 7h às 19h. Para dar suporte às ações do Centro de Referência, a Brigada Maria da Penha também estará no estande, encaminhando as mulheres à delegacia especializada ou a outro serviço da rede de enfrentamento, se for necessário.

A festa vai contar também com o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O equipamento, que tem como objetivo ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento a violência, vai funcionar nos polos descentralizados da Várzea, Ibura e Alto José do Pinho, de sábado (18) a segunda (20), das 18h às 23h.

Nos polos descentralizados, equipes volantes da secretaria vão realizar blitz educativa reforçando as informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência, além da distribuição do tradicional Manual de Como Não Ser um Babaca no Carnaval, que ajuda a desconstruir comportamentos machistas naturalizados na sociedade.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.