RECIFE

Missa de ação de graças reabre Igreja de São Pedro

Publicado em: 08/02/2023 15:49 | Atualizado em: 08/02/2023 17:00

A igreja de estilo barroco, erguida no século XVIII e tombada pelo Iphan em 1985, teve seus reparos concluídos após três anos de obras. (Rômulo Chico/DP)
A igreja de estilo barroco, erguida no século XVIII e tombada pelo Iphan em 1985, teve seus reparos concluídos após três anos de obras. (Rômulo Chico/DP)
Após três anos de reparos internos, a igreja de São Pedro dos Clérigos, em Santo Antônio, Centro do Recife, foi reaberta nesta quarta-feira (8), para a consagrada missa de ação de graças, que ocorreu às 10h, presidida pelo Dom Luís Gonzaga Pepeu. Os reparos foram concluídos, e o retorno de uma das mais conhecidas igrejas do Recife, estará aberta ao público a partir de março deste ano. 


"É com muita alegria que estamos realizando a reabertura deste lindo templo. Trata-se de um momento tão esperado pelos católicos, assim como os visitantes e toda a população. Após a conclusão da reforma, podemos voltar com as adorações, questão artística e turística deste cartão postal. O momento da reabertura, devolve um patrimônio histórico, cultural e religioso devidamente recuperado de uma igreja de grande destaque no Recife”, declara Dom Pepeu.


Os reparos foram realizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que enfrentou problemas diante da pandemia em seus primeiros meses. Em consequência do lockdown, a obra ficou suspensa por meses. "Tivemos dificuldade por conta da pandemia, as obras foram no começo de 2020, onde parou por um tempo. Apesar de todos os problemas que enfrentamos, a gente conseguiu chegar a uma conclusão na qual nos orgulhamos”. Destaca Iphan Marcia Azim, superintendente substituta do Iphan em Pernambuco.


O restauro interno teve como foco as tribunas, púlpitos, arcos, pintura e ala central da igreja, em destaque o Altar principal. “Uma importância muito significativa para o patrimônio brasileiro, por ser tombada em âmbito federal, uma igreja do século 18, um registro do barroco. Em 2017 foi realizado um seminário que contemplou Arquidiocese, Iphan,Fundarpe, onde pesquisadores e historiadores todos em prol de encontrar uma diretriz para o restauro do altar-mor. A partir deste grande seminário que desenvolveu vários atores do patrimônio, chegando a conclusão que a melhor solução para o reparo seria fazer o douramento nos ornatos e madeira de fundo”, explica Marcia Azim.


Haverá outra cerimônia entre os dias 6 a 10 de março, que contará com a vinda do presidente do Iphan Leandro Grass. O marco da cerimônia será a abertura da igreja para comunidade. 


Catedral
A igreja de estilo barroco, erguida no século XVIII e tombada pelo Iphan em 1985, recebeu o título de Concatedral. Junto com a catedral de Olinda , dedicada ao Santíssimo Salvador, a concatedral de São Pedro dos Clérigos tem a "cátedra", uma cadeira somente usada pelo bispo responsável pela Arquidiocese.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.