ALEPE

Raquel enfatiza o diálogo com o legislativo pernambucano e apresenta prioridades

Publicado em: 03/02/2023 18:15 | Atualizado em: 03/02/2023 18:15

 (Foto: Américo Nunes)
Foto: Américo Nunes
A governadora Raquel Lyra (PSDB) se reuniu com a nova composição da Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta sexta-feira (3), no Palácio das Princesas. Os novos deputados estaduais tomaram posse no dia primeiro de fevereiro. Na abertura da reunião, a chefe do executivo estadual elogiou o deputado Izaías Régis (PSDB), seu escolhido para liderança do governo na Casa de Joaquim Nabuco, e manteve seu tom de unidade e proximidade com o legislativo. 

"Aqui foi o início de um diálogo pra tratar de pautas que sejam convergentes pra Pernambuco. (...) A questão da superação da pobreza, da diminuição da violência, estradas, acesso à água. Essa mesma agenda a gente apresentou ao governo federal", afirmou a gestora aos jornalistas que estavam no local. 

O primeiro encontro com a nova Alepe é parte de uma série de reuniões de Raquel a fim de afinar o diálogo com prefeitos e deputados estaduais. Quanto aos temas específicos, Raquel apresentou na reunião de hoje sua proposta para a criação do Mães de Pernambuco, investimentos para a educação infantil e a abertura de mais vagas de creche.

Na Alepe ainda se articula os demais parlamentares que estarão na base e na oposição ao governo e os que ocuparão as Comissões. Enquanto isso, membros da Mesa Diretora avaliaram a eleição do comando da Casa e a relação com Raquel. "A gente vai fazer um trabalho de conversa com os deputados, cada poder vai ter a sua independência. Hoje mostrou que a governadora vai ter diálogo com a Casa e a gente vai tá junto", disse o deputado Álvaro Porto (PSDB), presidente da Alepe.

Alinhamento

Mostrando sintonia com o comando do parlamento estadual e ponderando sobre o papel que a Alepe tem, em sua visão, o deputado Joel da Harpa (PL) elogiou o presidente Álvaro Porto e não poupou críticas à gestão do PSB. “Missão de fortalecer o poder legislativo e de resgatar algumas questões que foram perdidas, inclusive, pelo trato que se tinha do próprio PSB com a assembleia legislativa. O poder legislativo tem que ser protagonista nestes avanços do Estado (...) Eu penso que essa nova Mesa Diretora terá, além de fortalecer o poder legislativo, fazer esse trabalho de, também, auxiliar o poder executivo, mas, sobretudo, resgatar valores, tão importantes, que a nossa assembleia legislativa tem”, declarou à reportagem do Diario de Pernambuco o deputado Joel da Harpa (PL), que está na 4º secretaria da Mesa Diretora.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.