CARNAVAL 2023

Público idoso tem aula gratuita de frevo

Publicado em: 08/02/2023 13:58 | Atualizado em: 08/02/2023 16:57

Aulão pode garantir a idosas e idosos dançar frevo dentro do necessário cuidado que requer a chamada ''boa idade'' (Allan Torre AI PCR 20170208)
Aulão pode garantir a idosas e idosos dançar frevo dentro do necessário cuidado que requer a chamada ''boa idade'' (Allan Torre AI PCR 20170208)
A comemoração do Dia do Frevo em Pernambuco, nesta quinta-feira, vale um presente para idosas e idosos que desejem aprender essa dança que se constitui em expressão cultural pernambucana, incluída na lista representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Numa iniciativa do Home Center Ferreira Costa da Rua Cônego Barata, 275, no bairro Tamarineira, Região Noroeste do Recife, será realizado um aulão de frevo focado especificamente para a chamada “boa idade”.

O aulão será realizado pela equipe da Companhia de Frevo do Recife, contando com o acompanhamento da Orquestra Beberibe, que tocará frevos que marcaram e continuam marcando a memória musical recifense e pernambucana. A atividade acontecerá das 15 às 16h, no auditório do Home Center Ferreira Costa e quem desejar participar precisa garantir a inscrição, que pode ser feita gratuitamente na página da "Oficina de Frevo para Idosos"  (clique aqui).


Atenção e cuidados
“A prática do frevo e de qualquer outra dança para o idoso promove vários benefícios como o combate ao estresse, o estímulo e a oxigenação do cérebro, o reforço dos músculos e a proteção das articulações, a melhora da flexibilidade, do equilíbrio e da postura, além de possibilitar integração social e melhora da saúde mental”, diz o ortopedista, traumatologista e especialista em Medicina do Bem-estar Sormane Britto. Contudo, adverte que nas subidas e descidas das ladeiras, nos blocos e no blocos são necessários alguns cuidados para evitar quedas e traumas que podem até mesmo levar devido ao enfraquecimento natural dos ossos, com risco de fraturas do fêmur, relativamente comuns na terceira idade após uma simples queda ao solo.

Sormane Britto recomenda alguns cuidados essenciais como com o calçado a ser utilizado. “Os pés não podem ser deixados de lado durante a folia até porque são eles que vão dar o ritmo e acompanhar a animação e muitos acidentes com idosos ocorrem por instabilidade na pisada”, alerta. “Por isso, é importante usar calçados de borracha, com boa aderência, e fechados. Um calçado adequado pode evitar por exemplo uma fratura do colo do fêmur que necessita de uma intervenção cirúrgica de urgência”, recomenda. “Bebam água!”, acrescenta. E explica: “Ingerir água auxilia, é importantíssimo para o funcionamento adequado do corpo. Quadros de desidratação associados ao calor podem resultar em tontura e perda do equilíbrio, levando a quedas e fraturas do punho e do úmero proximal que também são muito comuns nos idosos que tentam aparar uma possível queda ao solo”.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Home Center Ferreira Costa.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.