EDUCAÇÃO

Projeto no Recife ensina programação a jovens de baixa renda

Publicado em: 02/02/2023 16:05

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Com o objetivo de promover transformação e desenvolvimento social, tendo como trilha a educação, o Instituto MRV, braço social da MRV&CO, por meio do projeto Juventude Code, vai formar mais 60 jovens neste ano. A iniciativa, realizada pelo Porto Digital, entra no segundo ano de operação ensinando programação a jovens de baixa renda do Recife.
 
O projeto, chamado “Juventude Code: Clube de programação para jovens em situação de vulnerabilidade social”, desenvolve estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, que fica na comunidade do Pilar, no Centro do Recife. Durante seis meses, eles imergem na cultura digital com o objetivo de transformar ideias sociais em projetos prototipados e prontos para serem lançados ao mercado.
 
“Nós temos muito orgulho do Educar para Transformar! Ele é o nosso chamamento público e um dos pilares do Instituto MRV. Nessa oitava edição, que a Porto Digital está participando, incentivamos o uso de metodologias ativas de ensino e de práticas que dão mais vida à escola e estimulam o envolvimento do aluno com a sua própria aprendizagem. Além de, claro, contribuir para o desenvolvimento de toda comunidade escolar. E é por meio do projeto Juventude Code que estamos conseguindo realizar isso no Pilar", comenta Blenda Alves, coordenadora do Instituto MRV.

O ponto de partida é o exercício de olhar e sentir as necessidades vividas pelos moradores do Pilar. A partir da identificação de soluções que podem melhorar a vida da região, seja de cunho social, educacional, lazer ou econômico, a turma se divide em grupos para iniciar o desenvolvimento da ideia. Nesse processo de aprendizagem, os jovens participam de palestras, mentorias, estudos e oficinas.
 
Em 2022, primeiro ano de execução do Juventude Code, foram 60 estudantes formados e seis projetos apresentados: formação profissionalizante; alfabetização de jovens e idosos; criação de uma rádio comunitária para a divulgação dos serviços e comércios informais da região; área de convivência; formações de curta duração; e um negócio de reciclagem como forma de geração de trabalho e renda.
 
Além do trabalho desenvolvido com os jovens, o Juventude amplia sua atuação com os professores da Escola Técnica Estadual. Desde o início do projeto, em 2022, 18 deles foram capacitados e levaram para sala de aula conteúdos que tenham o atravessamento da programação.
 
O Juventude Code foi um dos cinco projetos nacionais selecionados pelo oitavo edital Educar Para Transformar, do Instituto MRV, em 2021. Durante dois anos, os eleitos pela votação popular recebem aporte de R$ 200 mil para o desenvolvimento da iniciativa, além de capacitações, consultorias, acompanhamentos e conteúdos pedagógicos complementares. Neste ano, serão desenvolvidas mais duas turmas, chegando à marca de 120 jovens formados.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.