TRAGÉDIA

Presidente da Turquia declara sete dias de luto no país após terremoto mortal

Publicado em: 06/02/2023 17:32

Esse é o maior terremoto na Turquia desde 17 de agosto de 1999. O número de vítimas pode aumentar rapidamente, pois foram registrados 2.834 edifícios derrubados
 (Foto: Omar Haj Kadour/AFP)
Esse é o maior terremoto na Turquia desde 17 de agosto de 1999. O número de vítimas pode aumentar rapidamente, pois foram registrados 2.834 edifícios derrubados (Foto: Omar Haj Kadour/AFP)
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou, nesta segunda-feira (6/2), luto oficial de sete dias pelas vítimas do terremoto que deixou mais de 2.600 mortos em seu país e na vizinha Síria.
 
"Foi decretado um período de luto nacional de sete dias. Nossa bandeira será hasteada a meio mastro até o pôr-do-sol de domingo, 12 de fevereiro de 2023, em todas as nossas representações nacionais e estrangeiras", informou Erdogan no Twitter.

O tremor foi sentido às 4h17 (22h17 de domingo, no horário de Brasília) e ocorreu a uma profundidade de 17,9 quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O epicentro foi localizado no distrito de Pazarcik, na província de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia, a cerca de 60 km da fronteira com a Síria.

Um novo terremoto de magnitude 7,5 atingiu a região às 13h24 (7h24 no horário de Brasília), quatro quilômetros a sudeste da cidade de Ekinozu, de acordo com o USGS. Também houve cerca de 50 tremores secundários, de acordo com Ancara.

Os tremores do terremoto foram sentidos até a Groenlândia, de acordo com o Instituto Geológico Dinamarquês.

É muito provável que o saldo aumente rapidamente, levando-se em conta o número de prédios desabados nas cidades mais afetadas, como Adana, Gaziantep, Sanliurfa e Diayarbakir, no sudeste da Turquia.

Devido ao horário do terremoto, de madrugada, a maioria das pessoas estava dormindo em suas casas.

"Minha irmã e seus três filhos estão sob os escombros. Também seu marido, seu sogro e sua sogra. Sete membros da nossa família estão sob os escombros", disse à AFP Muhittin Orakci, ao testemunhar as operações de resgate em frente a um prédio em ruínas em Diyarbakir.

"A irmã dele ainda está sob os escombros", disse uma mulher, apontando para outra vítima inconsolável na mesma cidade. 
Tags: terremoto | turquia |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.