STF

Presidente da OAB fala em "resistência" durante reabertura do Judiciário

Publicado em: 01/02/2023 14:17

Beto Simonetti reiterou a defesa da democracia, após atos terroristas de 8 de janeiro. Ele destacou também o papel das instituições no processo de manutenção da ordem (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)
Beto Simonetti reiterou a defesa da democracia, após atos terroristas de 8 de janeiro. Ele destacou também o papel das instituições no processo de manutenção da ordem (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, discursou na cerimônia de reabertura dos trabalhos do Judiciário, no Supremo Tribunal Federal (STF), desta quarta-feira (1º/2), exaltando o trabalho dos ministros e do Estado em prol da democracia. E condenou os atos terroristas de 8 de janeiro, que resultaram na destruição dos prédios dos Três Poderes.

 

"Zelamos pelas liberdades e garantias individuais, como a ampla defesa e o acesso à Justiça, que são primados do Estado Democrático de Direito. A defesa desses valores nos motiva a atuar contra os atos violentos e antidemocráticos que tentaram enfraquecer as instituições da República e a Constituição Federal", disse Simonetti, na solenidade.

 

"Em momentos-chave, grandes nomes da advocacia e diligentes magistrados deste Tribunal desempenharam relevante papel de resistência. Devemos as garantias de direitos individuais e coletivos, em boa parte, a essas pessoas, a essas instituições civis e ao STF", ressaltou. "O Brasil conviveu, em diferentes momentos, com o julgo e a espada do autoritarismo. Nesses momentos, que ficaram no passado, o país contou com integrantes do sistema de Justiça e da sociedade civil para sustentarem as esperanças de democracia."

 

Pouco antes, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, iniciou a cerimônia exibindo um vídeo institucional sobre os estragos pós-ataque e a reconstrução do edifício-sede do tribunal. A magistrada ressaltou que os extremistas "não destruíram o espírito da democracia", que "permanece inabalável".

 

Essa é a primeira sessão na Corte após os atos antidemocráticos. A solenidade contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parlamentares, ministros de Estado, embaixadores, autoridades e convidados. 

Tags: política | oab | brasília | stf |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.