Prêmio para ativismo está com inscrições abertas

Publicado em: 07/02/2023 12:39

 (Arte oficial da premiação.)
Arte oficial da premiação.
A segunda edição do Prêmio Megafone (única premiação nacional para ativistas) está com inscrições abertas até o dia 17 de fevereiro. São 14 categorias ao todo, abertas a artistas e ativistas de todo o Brasil que produziram ao longo de 2022 trabalhos e ações que contribuíram para a divulgação e fortalecimento de alguma causa. A lista completa com descrição de cada uma das categorias e o link para a ficha de inscrição estão no site https://www.megafoneativismo.org.

"É no artivismo que se encontra uma parte da vanguarda artística do Brasil", explica Mundano, um dos idealizadores do Prêmio. “Há um século era realizada a Semana de Arte Moderna, que transformou a forma como a arte era feita naquela época, mas a revolução criativa de agora é o artivismo, quando a atual geração de artistas está indo para as ruas e usando sua criatividade de forma engajada e cívica", completa. 

“A criatividade exerce um papel-chave na comunicação e engajamento da cidadania. Além do reconhecimento aos artistas e ativistas, o Prêmio Megafone também é uma forma de preservar a memória de nossa história recente através do artivismo. O artivismo é uma ferramenta importante de sensibilização e engajamento para as mudanças culturais necessárias na atual crise humanitária”, explica Jonaya de Castro, coordenadora do prêmio.

As categorias do prêmio abrangem desde formas clássicas de ativismo como ação direta e marchas, até linguagens artísticas como música e arte de rua, formatos jornalísticos como documentário e reportagem de mídia independente, além de manifestações contemporâneas do ativismo digital, como perfis de rede social, memes, entre outras que valorizam a criatividade combativa.

"Qualquer pessoa no Brasil, e principalmente o jovem, tem a possibilidade de se engajar naquilo que acredita e gerar um impacto positivo na sua realidade e na das pessoas a sua volta. Mas nem sempre essas pequenas ações são conhecidas ou reconhecidas - e é esse reconhecimento que o prêmio Megafone oferece", destaca Larissa Pinto, diretora do Engajamundo.

Do total de inscritos, 70 serão selecionados e os 14 vencedores serão revelados em março. Cada vencedor receberá um megafone customizado e um troféu feito pelo artivista Mundano. Entre as organizações realizadoras do prêmio estão Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil, Greenpeace, Engajamundo, Sumaúma, Hivos e Vozes Pela Ação Climática (VAC).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.