LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Paquistão bloqueia Wikipedia por 'conteúdo blasfemo'

Por: AFP

Publicado em: 04/02/2023 09:00

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
Autoridades paquistanesas bloquearam a Wikipedia neste sábado(4) por hospedar "conteúdo blasfemo", o mais recente golpe contra os direitos digitais no país profundamente conservador. 
 
A blasfêmia é uma questão delicada no Paquistão de maioria muçulmana. Gigantes da internet como Facebook e YouTube foram censurados por postar conteúdo considerado sacrilégio.
 
A enciclopédia online foi bloqueada no país "por não responder às nossas repetidas mensagens para remover o conteúdo blasfemo no prazo indicado", disse à AFP Malahat Obaid, porta-voz da Autoridade de Telecomunicações do Paquistão (PTA).
 
A PTA deu à Wikipedia até a noite de sexta-feira para remover esse conteúdo, embora não tenha fornecido mais detalhes. "Eles removeram parte do material, mas não todo", disse Obaid. "Ele permanecerá bloqueado até que todo o material censurável seja removido." Um jornalista da AFP no Paquistão não conseguiu acessar o site da Wikipedia em seu telefone celular neste sábado. 
 
A Fundação Wikimedia - organização sem fins lucrativos que administra a Wikipédia - afirmou que a decisão "nega acesso ao quinto país mais populoso do mundo ao maior repertório de conhecimento livre".
"Se isso continuar, privará todos no Paquistão de conhecimento, história e cultura", disse a organização em um comunicado. 
 
Defensores da liberdade de expressão há muito criticam a censura imposta por diferentes governos e seu controle da internet e da mídia. 
 
“Simplesmente houve um esforço conjunto para exercer mais controle sobre o conteúdo da internet”, disse o ativista de direitos digitais Usama Khilji. "O principal objetivo é silenciar qualquer dissidente", disse à AFP. "Muitas vezes a blasfêmia é usada como arma para esse fim." 
 
Em 2010, o Paquistão bloqueou o Facebook por duas semanas devido a uma postagem supostamente blasfema. O YouTube ficou inacessível de 2012 a 2016 devido à divulgação de um filme amador islamofóbico que desencadeou protestos violentos em vários países.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.