ATOS GOLPISTAS

Pacheco sobre um mês do 8/1: "Democracia está de pé e sai mais forte"

Publicado em: 08/02/2023 19:15

 (Foto: Ed Alves)
Foto: Ed Alves
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), abriu a sessão plenária da Casa nesta quarta-feira (8/2) relembrando a marca de um mês dos atos terroristas. Pacheco disse que “uma minoria inconformada com o resultado eleitoral” atentou contra a democracia brasileira no 8 de janeiro.

“A resposta das instituições foi célere e firme. No dia seguinte aos atentados, em reunião inédita e histórica, realizada em caráter emergencial, os chefes de Poderes e os representantes dos Estados brasileiros vieram a Brasília demonstrar solidariedade e união. A reunião de forças demonstrou a resiliência da democracia”, relembrou.

O presidente do Congresso Nacional reiterou que o episódio será relembrado e que os envolvidos serão punidos. “As instituições brasileiras não se eximirão de investigar e punir exemplarmente todos os criminosos envolvidos, direta ou indiretamente, naquela barbaridade”, frisou.

O Senado Federal realizou, segundo o presidente, diversas mudanças para reforçar a segurança da instituição. “Aumentamos o número de detectores de metal nos acessos aos prédios do Senado. Estamos reforçando a capacitação da nossa polícia legislativa para coibir e conter outras tentativas”, relatou.

No último dia 1º, Pacheco afirmou à imprensa que fará a leitura do requerimento de instalação da CPI dos atos antidemocráticos no plenário do Senado. A comissão investigará os atos golpistas de 8 de janeiro. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.