GOVERNO LULA

Orçamento da Cultura é suficiente para metas da pasta, diz secretário executivo

Publicado em: 08/02/2023 13:28

Ministra Margareth Menezes tem como meta girar economia cultural com estabilidade. Desafio do ministério, segundo Márcio Tavares, é conseguir reestruturação da pasta para executar os trabalhos
 (Foto: Mariana Lins/CB/D.A Press)
Ministra Margareth Menezes tem como meta girar economia cultural com estabilidade. Desafio do ministério, segundo Márcio Tavares, é conseguir reestruturação da pasta para executar os trabalhos (Foto: Mariana Lins/CB/D.A Press)
O secretário executivo do Ministerio da Cultura, Márcio Tavares, disse, nesta quarta-feira (8/2), que o orçamento para a pasta será suficiente para a execução dos trabalhos. Segundo ele, não será preciso pedir suplementação orçamentária ao Executivo. No fim do ano passado, foi anunciado que o ministério terá orçamento recorde de R$ 10 bilhões em 2023.
 
Tavares explicou ainda que o foco agora é a recuperação da execução das leis e a reestruturação da pasta, além do retorno do círculo de políticas públicas previstas. "O presidente Lula foi generoso com a cultura, por isso incluiu o ministério na PEC da Trasição", comentou. "O desafio está na execução para o ministério funcionar e que, daqui a quatro anos, dê conta de continuar para os próximos quatro", emendou o número dois da pasta.

"Monta e desmonta"
A ministra Margareth Menezes especificou que o maior desafio da gestão é fazer com que as ações da Cultura passem a ser política de Estado e não mais de governo. "Esse 'monta e desmonta' não traz segurança para o setor", afirmou. Ela disse ainda ter como desafio pessoal fazer a economia cultural girar, já que o segmento representa 3% do PIB (produto interno bruto) brasileiro.

Entre as principais ações planejadas pelo Ministério da Cultura estão a restauração de bibliotecas e museus e o fomento ao cinema, assim como a descentralização das leis culturais para trazer diversidade aos projetos. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.