TERREMOTO

OMS diz que terremoto afetou 23 milhões de pessoas na Turquia e Síria

Publicado em: 07/02/2023 14:33

 (Foto: Khalil Hamra/AP)
Foto: Khalil Hamra/AP
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas afetadas pelos terremotos que atingiram o sudeste da Turquia e o norte da Síria pode chegar aos 23 milhões. A OMS também prometeu ajuda de longo prazo a essa população. “Os estudos mostram que 23 milhões de pessoas estão em risco, incluindo cerca de cinco milhões de pessoas vulneráveis. Mas a OMS está ciente da grande capacidade de resposta da Turquia e considera que as principais necessidades podem ser as da Síria no prazo imediato e médio”, afirmou Adelheid Marschang, diretora de emergência da organização.

 
Segundo Marschang, a entrega de ajuda à Síria será, provavelmente, ou já está mesmo a ser impedida pelos danos causados pelo terremoto. “Isto em si mesmo já constitui uma enorme crise", acrescentou. 

 
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ainda assegurou que a organização está trabalhando em estreita colaboração com todos os parceiros para apoiar as autoridades da Turquia e da Síria nos próximos dias, que serão críticos, e nos meses e anos que virão à medida que os dois países se restabelecem e se recuperam. “Foram enviados três vôos charter para os dois países com material médico, incluindo kits' cirúrgicos, a partir da plataforma de logística para ajuda humanitária. Estamos juntando materiais de emergência e ativamos a rede de equipes médicas de emergência da OMS para prestar cuidados de saúde essenciais aos feridos e às pessoas mais vulneráveis. E está sendo feito o mapeamento dos danos para perceber onde é que a OMS deve concentrar a sua atenção. Agora é uma corrida contra o tempo. A cada minuto que passa, a cada hora, as hipóteses de encontrar sobreviventes com vida diminuem. As condições severas de inverno, os danos nas estradas, no abastecimento de eletricidade, nas comunicações e outras infraestruturas continuam a dificultar o acesso e mais operações de busca e salvamento. Estamos particularmente preocupados com as áreas onde há menos informações", disse Tedros. 

 
Além disso, a Anistia Internacional apelou à mobilização da comunidade internacional para apoiar os esforços de salvamento e reconstrução, sobretudo no norte da Síria, apos vários anos de conflito.  A organização não-governamental (ONG) de direitos humanos emitiu um comunicado, no qual salienta que quatro milhões de pessoas, entre residentes e deslocados internos do noroeste da Síria já viviam em condições de miséria e com pouco acesso a cuidados de saúde. “Assistimos a edifícios inteiros desmoronarem em bairros devastados por mais de uma década de guerra. A imensa destruição, associada a uma crise econômica aguda e a um inverno rigoroso, está também dificultando a prestação de ajuda humanitária", diz a nota.

 
A ONG ainda pediu ao governo sírio que permita que a ajuda alcance todas as áreas afetadas pelo terremoto e que, em particular, as autoridades sírias e as forças russas devem cessar de imediato os ataques a civis e a infraestruturas civis, bem como os ataques indiscriminados na região.
Tags: terremoto | síria | turquia | oms |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.