SAÚDE

Médicos decidem parar no Hospital do Câncer

Publicado em: 07/02/2023 18:05 | Atualizado em: 07/02/2023 18:14

Mesmo com as consequências das fortes chuvas da segunda-feira, 90% dos médicos participaram presencialmente da AGE (Charles Andrade - AI Simepe)
Mesmo com as consequências das fortes chuvas da segunda-feira, 90% dos médicos participaram presencialmente da AGE (Charles Andrade - AI Simepe)
Médicos do contratados pelo Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) decidiram que vão parar no próximo dia 08 de março caso a unidade de saúde não honre o pagamento de uma dívida de R$ 12 milhões, sem correção. Segundo informações do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), mais de cem profissionais participaram da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na noite dessa segunda-feira, e a decisão de parar em consequência do que foi definido como “falta de apresentação de propostas razoáveis e objetivas pelo Hospital de Câncer”. Solicitado a se posicionar, o HCP respondeu por nota, informando que “mantém as tratativas para que o bom senso entre as partes resulte em um consenso nos próximos 30 dias”.

Trinta dias é o prazo definido para que o HCP apresente uma proposta capaz de motivar a decisão de suspender a paralisação deliberada na AGE, que, mesmo com as fortes chuvas, teve cerca de 90% dos participantes votando presencialmente, e o restante de modo virtual, por uma plataforma de videoconferência. Segundo o Simepe, o HCP possui uma dívida de R$ 12 milhões com os médicos, sem os valores corrigidos. Além disso, os profissionais reclamam da ausência de uma estrutura física adequada no hospital. O sindicato informou que nesta terça-feira encaminhou a notificação de todas as partes e órgãos de fiscalização e gestão através de ofício sobre o movimento de paralisação da categoria no HCP.

Resposta do HCP
“Essa deliberação tem o intuito de buscar todas as melhorias necessárias para o trabalho do HCP. Os colegas médicos, em absoluta unanimidade, optaram por fazer a paralisação, em forma de protesto contra as péssimas condições de trabalho e a falta de respeito com a categoria, em relação ao seu trabalho”, diz o presidente do Simepe, Walber Steffano. “A decisão é, na realidade, o reflexo da falta de apresentação de propostas razoáveis e objetivas, pelo Hospital de Câncer. Esperamos que a gestão do HCP tenha sensibilidade  e traga propostas de melhorias, tanto para os médicos, quanto para a população que usufrui da unidade hospitalar”, acrescenta. 

A reportagem do Diario de Pernambuco solicitou posicionamento do HCP, que chegou por meio de uma nota, com o seguinte teor: “O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) ressalta que vem mantendo diálogo permanente com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e que, mesmo a proposta de incremento de 20% à remuneração não tendo sido aprovada, mantém as tratativas para que o bom senso entre as partes resulte em um consenso nos próximos 30 dias. O HCP reconhece a importância dos profissionais, bem como a necessidade de manter o atendimento de qualidade que vem prestando a toda população pernambucana há 77 anos”.

*Com informações das assessorias de imprensa do Simepe e do HCP.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.